JORNALISMO E INTERATIVIDADE: o ensino remoto na pandemia a partir das notícias e seus comentários

JOURNALISM AND INTERACTIVITY: remote teaching in the pandemic from the news and its comments

Autores

Resumo

O presente trabalho objetivou descrever como o processo de interação no jornalismo colaborou para a construção dos significados acerca do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Para isso, foram selecionadas onze reportagens compartilhadas pelo perfil do G1 no Facebook e os respectivos comentários. Foram utilizados os termos ensino, aula, remoto, digital, covid e pandemia para a pesquisa. Foram selecionados 960 comentários que, em conjunto com as onze reportagens, foram analisados com o apoio do Freeware Iramuteq. Por meio das análises textuais computadorizadas foram encontradas quatro categorias temáticas, sendo elas: Reportagens, Estruturas, Aglomeração e Saúde. Pode-se verificar que os comentários partiram do conteúdo jornalístico e acrescentaram informações, vivências e opiniões particulares e cotidianas às coberturas e abordagens jornalísticas, o que pode ser classificada como uma interação comunicativa, posterior e acrescentada às informações gerenciadas pelo veículo de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Augusto C Mendes, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Jornalismo e Psicologia, mestre e doutor em Psicologia Social. Jornalista, Psicológo clínico e professor nas Faculdades Estácio de João Pessoa, Uninassau,  Uniesp e no Mestrado de Jornalismo da UFPB.

Davi Ricardo Rodrigues de Almeida Gandini, Faculdade Estácio de João Pessoa

Estudante de Engenharia Civil da Faculdade Estácio de João Pessoa

Gabriella Branco da Silva, Centro Universitário Mauricio de Nassau de João Pessoa

Estudante do Curso de Psicologia de Contro Universitário Maurício de Nassau de João Pessoa

Patrícia Monteiro Cruz Mendes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Jornalismo, Mestra e Doutora em Comunicação, Professora do Curso e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-06-30