RISCO E MORTE EM O DIA: a dinâmica das narrativas de “abates” humanos em um jornal popular carioca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n2.62362

Resumo

RESUMO

Para compreender como algumas narrativas jornalísticas sobre operações policiais publicadas em O Dia – um jornal carioca voltado ao público popular – caracterizam o risco e o medo na experiência social diante da morte ou de sua iminência, são analisadas duas coberturas de grande repercussão: o sequestro de um ônibus na ponte Rio-Niterói, em 2019; e a caçada a Lázaro Barbosa, em Goiás, em 2021. O que une os dois casos geograficamente distantes e de temporalidades distintas – o primeiro durou poucas horas e o segundo mais de 20 dias – é o “abate” dos criminosos por policiais, seguido por efusiva celebração da morte.

 

PALAVRAS-CHAVE: Medo; Risco de Morte; Jornalismo popular; Noticiário Policial; Jornal O Dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SORAYA VENEGAS FERREIRA, Universidade Estácio de Sá

Possui Pós-doutorado em Teorias do Jornalismo pelo PPGCom da Universidade Federal Fluminense (2010), doutorado (2002) e mestrado (1996) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2011). É graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), em Didática Especial da Lingua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e em Marketing (2013) e Administração (2016) pela Universidade Estácio de Sá . Atuou como repórter-fotográfico no Jornal O Dia e no Jornal do Commercio, tendo assumido a coordenação/chefia do Departamento Fotográfico em ambos. Atualmente, além de participar do NDE dos cursos da área de Comunicação é Artes, é coordenadora do Cursos de Graduação em Jornalismo e e professora titular da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá. Avaliadora de cursos do Ministério da Educação (MEC-INEP) na área de Comunicação e Artes. Vice-Diretora de Pesquisa da Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (gestão 2012-2016) e vice-diretora de Comunicação da ABEJ (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - gestão 2016-2018). É associada da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia - Rede Alcar. Foi professor substituto de Fotojornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991-1993). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, mídia impressa, teoria da imagem, análise do discurso, televisão e novas tecnologias. Atua como multiplicadora do EducaMídia, onde atuou também como mentora e desenvolve projeto de Extensão na área de Educação Midiática

DANIEL NUNES DE OLIVEIRA MALAFAIA, PPG Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN/UFRJ). Jornalista graduado pelo Campus Niterói da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, é interessado em problemas relacionados às narrativas jornalísticas de violência, sobretudo as que circulam nos jornais populares do Rio, se dedica a análise de grandes coberturas para entender as formas e eficácias dessa temática não só a partir dos veículos e de seus leitores, mas também a partir da bibliografia acadêmica encontrada sobre ela. Tem publicações e apresentou resultados dessas pesquisas em congressos na área da Comunicação e do Jornalismo, como SBPJor, Intercom e ComuniCom.

Downloads

Publicado

2023-02-16

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme