Política pública em pauta (silenciada) na eleição para Câmara Municipal de Ponta Grossa em 2020

Autores

  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil
  • Malu Bueno

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n2.63740

Resumo

O estudo verifica os principais temas abordados pelas candidaturas eleitas ao legislativo municipal de Ponta Grossa em 2020, analisando as postagens que registram maior atenção e engajamento de público nas redes sociais, particularmente as publicações no Facebook. Após levantamento conceitual, coleta de dados empíricos e análise, o texto avalia os temas de políticas públicas que as vereadores e vereadores eleitos à Câmara Municipal de Ponta Grossa/PR pautaram na referida eleição. O estudo levanta a quantidade de publicações cada vereador realizou entre os dias 27/09 até 15/11/2020, verificando os temas e quantos posts focam problemas e políticas públicas. Os dados indicam que a maioria de eleitos prioriza, apenas ou basicamente, a própria campanha eleitoral, com raros diálogos e destaque às soluções para problemas sociais que afetam a vida da maioria da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche (Capes) junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.  Mestre em Comunicação e Cultura contemporânea. Gadini realiza pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e política, além de trabalhar com crítica editorial. Integra e coordena o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (RS). Autor dos livros A cultura como notícia no jornalismo brasileiro” (2003) e Interesses cruzados - a produção da cultura no Jornalismo Brasileiro (2009). E-mail: slgadini@uepg.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044444137354518

Malu Bueno

Estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bolsista de iniciação científica (CNPq/Fundação Araucária/UEPG).

Downloads

Publicado

2023-02-16

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme