ESPECIFICIDADES DA SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DO JORNALISMO: uma análise comparativa com as práticas pedagógicas do ensino formal

SPECIFICITIES OF KNOWLEDGE SOCIALIZATION THROUGH JOURNALISM: a comparative analysis with the pedagogical practices of formal education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n1.65354

Resumo

Compreender as especificidades da socialização de conhecimentos operada pelo jornalismo é o objetivo deste trabalho. Parte-se do pressuposto de que o jornalismo é uma forma social de produção de conhecimentos a qual é inerente uma dimensão pedagógica, fator que possibilita seu comparativo com as práticas escolares. Com seis categorias de análise predefinidas e entrevistas com especialistas, foram montados quadros comparativos de semelhanças e diferenças entre as práticas de socialização de conhecimentos realizadas pelas agências do jornalismo e do ensino formal. Os resultados evidenciam que ambas as práticas se distinguem quanto a seus auditórios e se aproximam quanto ao contrato comunicativo, os sistemas peritos, a autoridade atribuída e dispositivos e formatos. Eventuais semelhanças acerca de suas finalidades precisam ser relativizadas, pois o jornalismo não se volta a fins específicos de aprendizagem.

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Publicado

2023-06-30

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