Jornalismo de Dados: estratégia para o resgate da credibilidade jornalística

Autores

  • Kátia Kelvis Cassiano Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG)
  • Ícaro Gonçalves dos Santos PPGCOM UFG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67023

Resumo

Nos últimos anos, recordes de ataques a jornalistas e veículos da imprensa registrados em diferentes relatórios de entidades representativas suscitam um contexto de descredibilização das instituições jornalísticas, que se agrava em meio às redes sociais digitais e a circulação de fake news. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre como o Jornalismo de Dados, campo relativamente novo, tem o potencial de contribuir para a revitalização da credibilidade jornalística. Por meio de revisão bibliográfica, são apresentados argumentos que destacam os benefícios do uso de elementos gráficos, análise e visualização de dados na construção de confiança do cidadão-leitor e na percepção de veracidade no que é noticiado.

Palavras-chave: Jornalismo de Dados; Credibilidade jornalística; Fake News; Pós-verdade; Análise de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Kelvis Cassiano, Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG)

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM-UFG). Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2017). Mestra em Engenharia Biomédica pela UFRJ (2010).

Ícaro Gonçalves dos Santos, PPGCOM UFG

Mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM-UFG). Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Downloads

Publicado

2024-03-28

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme