Jornalismo de Dados: estratégia para o resgate da credibilidade jornalística
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67023Resumo
Nos últimos anos, recordes de ataques a jornalistas e veículos da imprensa registrados em diferentes relatórios de entidades representativas suscitam um contexto de descredibilização das instituições jornalísticas, que se agrava em meio às redes sociais digitais e a circulação de fake news. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre como o Jornalismo de Dados, campo relativamente novo, tem o potencial de contribuir para a revitalização da credibilidade jornalística. Por meio de revisão bibliográfica, são apresentados argumentos que destacam os benefícios do uso de elementos gráficos, análise e visualização de dados na construção de confiança do cidadão-leitor e na percepção de veracidade no que é noticiado.
Palavras-chave: Jornalismo de Dados; Credibilidade jornalística; Fake News; Pós-verdade; Análise de dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.