Fotojornalismo: uma análise de três peças fotográficas premiadas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67103Resumo
Este trabalho aborda as relações simbólicas presentes em fotografias veiculadas em jornais, bem como a investigação dos significados que essas imagens expressam e a avaliação de seu valor estético. Para isso, serão considerados como objetos empíricos três registros fotográficos provenientes dos acervos de Francisco França, Mônica Câmara e Rizemberg Felipe. Nesta análise, recorremos ao caminho teórico-metodológico proposto por Kress e van Leeuwen, que se baseia na Gramática Visual, considerando seus aspectos representacionais, interativos e composicionais. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que esses aspectos se constituem como mecanismo para a compreensão dos discursos que permeiam a representação de assuntos socialmente significativos nas imagens fotojornalísticas.
Palavras-chave: Fotojornalismo; Gramática Visual; Semiótica; Fotografia; Jornalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.