Fotojornalismo: uma análise de três peças fotográficas premiadas

Autores

  • Flora Constance Moura Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67103

Resumo

Este trabalho aborda as relações simbólicas presentes em fotografias veiculadas em jornais, bem como a investigação dos significados que essas imagens expressam e a avaliação de seu valor estético. Para isso, serão considerados como objetos empíricos três registros fotográficos provenientes dos acervos de Francisco França, Mônica Câmara e Rizemberg Felipe. Nesta análise, recorremos ao caminho teórico-metodológico proposto por Kress e van Leeuwen, que se baseia na Gramática Visual, considerando seus aspectos representacionais, interativos e composicionais. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que esses aspectos se constituem como mecanismo para a compreensão dos discursos que permeiam a representação de assuntos socialmente significativos nas imagens fotojornalísticas.

Palavras-chave:  Fotojornalismo; Gramática Visual; Semiótica; Fotografia; Jornalismo.

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Biografia do Autor

Flora Constance Moura Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Jornalista e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

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Publicado

2024-03-28

Edição

Seção

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