As finanças pessoais e jornalismo econômico: reflexões sobre a escassez da temática nas páginas do jornal Folha de S.Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67426Resumo
Dados do Programme for International Student Assessment (PISA), (Pisa) apontam o Brasil como um dos países com maior índice de analfabetismo financeiro. Isso ajuda com que a cultura da dominação apontada por Weber (2009), perpetue-se. Nesse cenário, o jornalismo econômico poderia ser uma importante ferramenta para reverter esse quadro. Porém, a pesquisa apresenta dados no sentido antagônico: a edição impressa da Folha de S.Paulo dedica pouca atenção ao tema finanças pessoais nas suas editorias de economia, a saber: Mercado e FolhaInvest. Valendo-se da Análise de Conteúdo, foram identificados apenas 12 textos tratando de pautas relacionadas ao tema, nos 35 espaços disponíveis no mês de novembro de 2021, sendo que 5 deles são da mesma colunista Marcia Dessen, especialista no assunto. Os outros 7 são caracterizados como reportagens ou notícias em um universo de 30 edições analisadas. Como conclusões, ressalta-se que o jornalista, diferentemente do consultor financeiro ou investidor, deve atuar livre de interesses em conquistar novos clientes, permitindo-lhe trazer uma variedade de especialistas para popularizar as finanças pessoais nos veículos jornalísticos.
Palavras-chave: Finanças pessoais; Jornalismo econômico; Folha de S.Paulo; Pisa; Investimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.