Novas significações no ambiente jornalístico: o trabalho de fact-checking de agências brasileiras em meio à pandemia de covid-19

The fact-checking work of Brazilian agencies amid the covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67922

Resumo

O artigo está centrado no fenômeno da infodemia em meio ao enfrentamento da pandemia de covid-19, num tempo marcado pelo fenômeno da pós-verdade. O objetivo é entender a dimensão da desinformação sobre a pandemia no Brasil, mediante análise do trabalho de checagem das agências Aos Fatos, Lupa, AFP Checamos, Projeto Comprova e G1 Fato ou Fake. Além da pesquisa bibliográfica, também foi realizado um levantamento das checagens publicadas entre 01 de agosto e 31 de outubro de 2020. A partir da coleta, fez-se uma análise de conteúdo considerando categorias metodológicas. Concluiu-se que as agências fazem um trabalho pelo qual há demanda, que abrange diversos formatos narrativos e os selos de classificação consolidam as agências como território de informações verídicas. Entretanto, a imprecisão das definições de verdade e o número de selos aplicados são indicativos de melhorias. Ademais, o volume de desinformação circulante reforça a necessidade de novas iniciativas.

Palavras-chave: Jornalismo digital; Fact-checking; Checagem de fatos; Fake News; Pós-verdade.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Souza Vieira, Ufes

Jornalista e Mestre em Comunicação e Territorialidades (Ufes)

Mascarello, Ufes

Mestre em Comunicação e Territorialidades, Ufes.

Victor Gentilli, Ufes

Victor Gentilli
Jornalista.
Professor aposentado da Ufes.
Membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes.

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Publicado

2024-03-28

Edição

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