Profissionalização do jornalismo no Brasil: raízes portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.68035Resumo
Traçamos um resgate histórico para entender o contexto único da profissionalização do jornalismo no Brasil, observando a intersecção com a história portuguesa. Isso foi possível por meio da leitura, marcos históricos da organização de classe, do estabelecimento de códigos deontológicos e do ensino universitário específico. Também entendemos como a prática jornalística passou de ofício utilizado para se alcançar postos nobres da sociedade até se tornar uma profissão regulamentada. Percebemos que em ambos os países há marcas severas de precarização da profissão e más condições de trabalho até os dias de hoje.
Palavras-chave: Jornalismo; Jornalismo profissional; Profissionalização do jornalismo; Precarização do
trabalho; Precarização do jornalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.