Profissionalização do jornalismo no Brasil: raízes portuguesas

Autores

  • Juliana Bulhões Professora e pesquisadora UERN/FAPERN
  • David Renault UNB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.68035

Resumo

Traçamos um resgate histórico para entender o contexto único da profissionalização do jornalismo no Brasil, observando a intersecção com a história portuguesa. Isso foi possível por meio da leitura, marcos históricos da organização de classe, do estabelecimento de códigos deontológicos e do ensino universitário específico. Também entendemos como a prática jornalística passou de ofício utilizado para se alcançar postos nobres da sociedade até se tornar uma profissão regulamentada. Percebemos que em ambos os países há marcas severas de precarização da profissão e más condições de trabalho até os dias de hoje.

Palavras-chave: Jornalismo; Jornalismo profissional; Profissionalização do jornalismo; Precarização do
trabalho; Precarização do jornalismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bulhões, Professora e pesquisadora UERN/FAPERN

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (FAC-UnB). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e pesquisadora da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN). E-mail: julianabulhoes.ad@gmail.com.   

David Renault, UNB

Doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, docente no curso de Jornalismo da Universidade de Brasília, líder do grupo de pesquisa Jornalismo e Memória na Comunicação. E-mail: davidr@unb.br.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme