Walter Rodrigues: as contribuições do Colunão para o jornalismo alternativo e crítico no Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.68432Resumo
Busca-se analisar, por meio de pesquisa documental, a importância do Colunão, produzido e editado por Walter Rodrigues. Protagonista, de certa maneira, do jornalismo investigativo no Maranhão, sobretudo pela utilização de informações captadas de fontes credíveis, às vezes, do próprio setor público. Rodrigues trabalhou nos principais jornais de São Luís: O Imparcial, O Estado do Maranhão (descontinuado há poucos anos), Jornal Pequeno. Tendo como corpus exemplares impressos do Colunão do século XX e da primeira década do século XXI, é possível se verificar a luta de Walter Rodrigues pela liberdade de expressão. O ponto de vista para a análise é a história cultural da mídia, com ênfase para o lugar de memória. O Colunão era norteado pela defesa dos direitos fundamentais no exercício de plena cidadania. Conclui-se que há traços perenes no modo operacional de órgãos de imprensa com viés para um olhar fora dos sistemas convencionais de mídia: o caso do Colunão.
Palavras-chave: Mídia impressa; Walter Rodrigues; Liberdade de expressão; Colunão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.