Cultura oral e mulheres negras no podcast “Nia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.68545

Resumo

O presente artigo busca discutir os sentidos materializados pela cultura oral negra online no podcast Nia, produzido por Ana Be, mulher negra da zona leste de São Paulo. O referido podcast surgiu em 2017 e possui 43 episódios publicados no Spotify, nos quais a podcaster entrelaça referências negras para discutir sobre música e vivência de mulheres negras. Este texto entende podcasting, como prática cultural, Viana (2022) e Bonini (2022) e o relaciona com a cultura oral negra, Martins (2021) e seus desdobramentos em espaços digitais, Lu e Steele (2019). Para isto, é feito um estudo de caso usando como ferramenta metodológica a Análise Audioestrutural do Podcast (AAP) proposta por Pinheiro, Mustafá e Silva (2021) para identificar como as características estruturais presentes no podcast estão se encruzilhando com as narrativas referentes às pautas coletivas de mulheres negras no referido podcast. Concluímos que o podcast Nia, a partir da compreensão de cultura oral negra online, apresenta ainda aspectos de resistência frente às pautas de branquitude construídas na grande mídia.

Palavras-chave: Mulheres negras; Nia; Oralidade; Podcasting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando de Carvalho Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Coordenador do Grupo de Persquisa em Jornalismo e Discursos (JORDIS)

Márcia Gomes, Universidade Federal do Piauí

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Processos e Práticas em Jornalismo. Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Discursos (JORDIS)

Downloads

Publicado

2024-03-28

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme