O estado da crítica na formação profissional em Jornalismo na Região Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2024v11n1.69918

Palavras-chave:

Formação Profissional em Jornalismo, Crítica de Mídia, Matriz curricular no ensino de Jornalismo, Jornalismo Cultural

Resumo

O artigo apresenta um retrato das atividades (disciplinares ou complementares) do exercício da crítica de mídia em cursos de Jornalismo situados nos três estados da Região Sul do Brasil. O estudo verificou e mapeou a existência de atividades integrantes do currículo de formação profissional em Jornalismo das instituições de ensino superior (IES) da Região, tanto públicas quanto particulares. A metodologia de estudos da pesquisa se baseia na compreensão do conceito de crítica de mídia, seguido pela verificação das condições de oferta da disciplina teórica e laboratorial durante a formação acadêmica dos jornalistas na contemporaneidade. Após a coleta de dados, constatou-se que, apesar da relevância da arte crítica na produção e edição jornalística, são poucas as instituições em que a disciplina integra a grade curricular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Crissi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), mestranda em Jornalismo pelo Programa de pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: amanda.lcrissi@gmail.com   

Lilian Magalhães, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e estudante da pós-graduação em Jornalismo UEPG. Lilian participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC FA/UEPG) em 2021/2022, em um subprojeto que verificou a oferta de disciplinas de crítica de mídia nos Cursos de Jornalismo mantidos por instituições localizadas no Sul do Brasil. E-mail: lilianfmagl@gmail.com

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche (Capes) junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.  Mestre em Comunicação e Cultura contemporânea. Gadini realiza pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e política, além de trabalhar com crítica editorial. Integra e coordena o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (RS). Autor dos livros A cultura como notícia no jornalismo brasileiro” (2003) e Interesses cruzados - a produção da cultura no Jornalismo Brasileiro (2009). E-mail: slgadini@uepg.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044444137354518

Referências

COELHO, Marcelo. Gosto se discute. São Paulo: Editora Ática, 1994.

FOUCAULT, Michel. “O que é a crítica?”. Qu'est-ce que la critique? Critique et Aufklärung. In: Bulletin de la Société française de philosophie, Vol. 82, nº 2, pp. 35 - 63, avr/juin 1990 (Conferência proferida em 27 de maio de 1978). Tradução de Gabriela Lafetá Borges e revisão de Wanderson Nascimento. Disponível em http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/critica.pdf. Acesso em: 1º jun. 2021.

GADINI, S.L. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paulus, 2009.

GADINI, S. L. O jornalismo cultural entre os limites do mercado e os desafios da formação profissional na universidade. In: GUERRA, J. L; ROTHBERG, D; MARTINS, G. L (orgs.). Crítica do jornalismo no Brasil: produção, qualidade e direito à informação. Covilhã: LabCom Books, 2016.

GADINI, S. L.; JAVORSKI, E (org.). Ombudsman no jornalismo brasileiro. Editora Insular, 2018.

MARTINS, Maria Helena (org). Rumos da crítica. São Paulo: Senac, 2000.

MINISTÉRIO da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais em Jornalismo. Brasília: MEC, 27/09/2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 mar. 2024.

PALLARES-BURKE, Maria L. G. The Spectator: o teatro das luzes – diálogo e imprensa no século XVIII. São Paulo: Hucitec, 1995.

PERIÓDICO. Crítica de Ponta. Periódico, 2024. Disponível em: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/critica-de-ponta. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, G; SOARES, R. L. A crítica de mídia nos estudos de comunicação. Centro de Crítica da Mídia, 20 de agosto de 2016. Disponível em: https://blogfca.pucminas.br/ccm/a-critica-de-midia-nos-estudos-de-comunicacao/. Acesso em: 10 mar. 2024.

SOARES, R. L.; SILVA, G. Lugares da crítica na cultura midiática. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v.13, n.37, 2016. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1140/pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme