A teoria do conhecimento como teoria crítica da sociedade em Habermas

Autores

  • Vicente Marçal Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56954

Palavras-chave:

Habermas, Positivismo, Teoria do Conhecimento, Teoria Crítica da Sociedade, Interesse da Razão

Resumo

Ao deparar-se com a redução da Teoria do Conhecimento numa Teoria da Ciência Positiva realizada pelo positivismo comteano, Habermas se vê desafiado a levar sua argumentação adiante buscando um reposicionamento coerente para a Teoria do Conhecimento e, esta, como uma Teoria Crítica da Sociedade. A reconstrução dessa argumentação nos levará a compreender que o conceito de Interesse da Razão é o fundamento para a construção da Teoria Crítica da sociedade, principalmente no que diz respeito à conexão entre conhecimento e interesse, como descoberta metodológica que o preserve de interpretações equivocadas. Essa reconstrução somente não será suficiente para compreendermos a Teoria do Conhecimento como Teoria Crítica da Sociedade, será necessário construir sobre esse fundamento os pilares de uma auto-reflexão fundada na psicanálise, pois busca extrair do próprio positivismo uma reflexão de orientação terapêutica. É percorrendo esse caminho argumentativo que pretendemos chegar à Teoria do Conhecimento como Teoria Crítica da Sociedade proposta por Habermas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Marçal, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Psicologia Social pela Unisversidade de São Paulo, USP. Professor de Filosofia no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Referências

DURÃO, A. B. A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant. Londrina/Passo Fundo: EDUEL/EDIUPF, 1996.
HANSEN, Gilvan Luiz, Os Riscos da Crítica da Sociedade, in: Crítica – Revista de Filosofia. Londrina: EDIUEL, Vol. 3, n. 12, 1998. (p. 353-371)
HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Tradução: José N. Heck. Rio de Janeiro:Editora Guanabara, 1987

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Marçal, V. (2020). A teoria do conhecimento como teoria crítica da sociedade em Habermas. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.175–182. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56954