O abandono da physis ante a ascendência da metafísica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.57463

Palavras-chave:

Mythos, Physis, Mundo aparente

Resumo

Mythos e physis são concepções antropológicas e culturais que acompanharam os antigos helenos em sua visão de mundo e relação com a natureza. O presente artigo traça uma análise da ascensão da metafísica clássica e da consequente gradual dissolução das visões naturalistas do mythos e da physis. O objetivo é pontuar as possíveis aproximações entre uma visão mítica e cosmológica no antigo helenismo, bem como a contundente dissenção da metafísica nascente com o naturalismo Pré-socrático. A partir disso, o trabalho se encaminhará para uma reconstrução da physis grega, através de uma breve leitura contemporânea da Vontade de Aparência “Wille zum Schein”, com o intuito de pensar a imbricada relação dicotômica entre mundo real e mundo aparente a partir de algumas perspectivas filosóficas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Meneghatti, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, do Instituto Federal do Paraná.

Referências

CASSIRER, C. O mito do estado. Lisboa: Europa-América, 1961.

HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.

JAEGER, W. W. Paideia – a formação do homem grego. 3. ed. Trad.: A. M. Parreira. São Paulo: Martins fontes, 1994.

MARTON, S. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. São Paulo: brasiliense, 1990.

NIETZSCHE. F. W. A Filosofia na Era Trágica dos Gregos. São Paulo: Hedra, 2008.

NIETZSCHE. F. W. Crepúsculo dos Ídolos – ou, como se filosofa com o martelo. Trad.: P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE. F. W. Fragmentos póstumos. Trad. J. L. Vermal y J. B. Llinares. Madrid: Tecnos, 2008.

NIETZSCHE. F. W. Humano, demasiado humano – um livro para espíritos livres. Trad.: P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PLATÃO. Fédon. Trad.: J. C. de Sousa, J. Paleikat e J. C. Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. (Os Pensadores) p. 61 – 132

PLATÃO. Timeu-Crítias. Trad.: R. Lopes. Coimbra: FCT, 2011.

VAIHINGER, H. Trad.: J. Kretschemer. A Filosofia do como se. Chapecó: Argos, 2011.

VERNANT. J. P. Mito y Religión en la Grecia Antigua. Barcelona: Editorial Ariel, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Meneghatti, D. (2022). O abandono da physis ante a ascendência da metafísica. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(1), p.183–194. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.57463

Edição

Seção

Artigos