“Montação, tombação, picumã”: uma análise antropológica da performance drag em Campo Grande - MS

Autores

  • Winny Gabriela Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tiago Duque

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.49248

Palavras-chave:

Drag queen, Corpos, Performance, Diferenças, Agência, Normas

Resumo

Este artigo objetiva analisar a configuração da performance drag diante de uma sociedade que regula corpos de acordo com suas normas. Isso é feito a partir da compreensão da corporalidade, teatralidade e temporalidade das participantes do concurso “Corrida das Drags”, na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico adotado é dos estudos subalternos. Através do levantamento bibliográfico, da etnografia realizada durante as apresentações, das entrevistas com os interpretes das drags, conclui-se: a) há agência nas performances drag, a partir do desejo de se montar, que carrega significações e pode reiterar ou não as normas sociais; b) a “matéria prima” desta agência são seus corpos, pois são neles que ocorrem as intersecções mediadas sócio-culturalmente, c) diferentemente do que a teoria da performatividade butleriana apontou em outros contextos e período, nesse estudo observou-se que as drags têm como referencial não somente a mulher, mas outras drags.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

SANTANA, W. G.; DUQUE, T. . “Montação, tombação, picumã”: uma análise antropológica da performance drag em Campo Grande - MS. Revista Ártemis, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 331–349, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.49248. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/49248. Acesso em: 23 nov. 2024.