https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/issue/feed Biblionline 2024-03-03T20:55:00-03:00 Marynice M.M. Autran marynice.autran@gmail.com Open Journal Systems <p>Biblionline é uma revista eletrônica voltada para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Museologia. Vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da Umiversidade Federal da Paraíba, vem sendo publicada ininterruptamente desde 2005. Inicialmente tinha periodicidade semestral, entretanto devido à grande demanda, passou a ter periodicidade trimestral a partir de 2017. Adota o sistema de avaliação pelos pares e obedece aos preceitos do acesso aberto ao conhecimento.</p> https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69106 Gestão da informação e do conhecimento 2024-01-14T14:13:33-03:00 Fabricio Ziviani fazist@hotmail.com Marcos Vinícius de Souza Toledo marcus.toledo@ifmg.br Bruno de Souza Toledo bruno.toledo@ifmg.br Karina Dutra de Carvalho Lemos karina.lemos@fumec.br <p>No contexto atual, a gestão da informação e do conhecimento são fatores imprescindíveis ao diferencial competitivo da organização, sendo necessário cada vez mais ampliar os estudos destes dois termos. O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise bibliométrica das publicações em revistas brasileiras com os temas gestão do conhecimento e da informação identificando a aplicação das cinco leis da bibliometria. De natureza básica, com tipologia exploratória e descritiva, a pesquisa adotou como método a pesquisa bibliográfica e os estudos bibliométricos. A partir da abordagem quantitativa, foram selecionadas e analisadas as produções científicas na área da Ciência da Informação, que apresentam em seu título e termos indexados, os termos tais como: gestão do conhecimento, gestão da informação e gestão da informação e do conhecimento. O corpus da pesquisa foi constituído pelos artigos publicados até junho de 2019 em periódicos nacionais com Estrato Qualis-Periódicos A1, A2 e B1 na área da Ciência da Informação. Como resultados, apresentou-se uma análise estatística descritiva dos 565 artigos pesquisados. Além disso, por meio das cinco análises bibliométricas mediu-se a produtividade dos autores para delimitar os conteúdos da área, frequências de palavras-chave, recuperação de artigos em periódicos científicos eletrônicos e a elite de autores produtores de artigos. Conclui-se que com as análises bibliométricas, foram construídos indicadores sobre a dinâmica e a evolução da gestão da informação e do conhecimento em 10 revistas nacionais da área analisada.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fabricio Ziviani, Marcos Vinícius de Souza Toledo, Bruno de Souza Toledo, Karina Dutra de Carvalho Lemos https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68916 Cultura informacional 2023-12-25T19:08:50-03:00 Luana Maia Woida luanamwoida@yahoo.com.br Ácia Domingos Cumbane Sambo aciacumbane@gmail.com <p class="western" align="justify"><a name="__DdeLink__43_1278823990"></a><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><strong>Introdução:</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">A cultura informacional envolve critérios fundamentais, valores e crenças, que refletem no comportamento informacional, consistindo no modo como a informação é interpretada e manejada por indivíduos e grupos. O objetivo da pesquisa foi discutir quais são os valores na cultura informacional voltada à Instituição de Ensino Superior (IES) de Moçambique.</span></span></span></span> <span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><strong>Método: </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">Utilizou-se a pesquisa bibliográfica </span></span></span></span><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">e documental, a partir da coleta de legislação do ensino superior e Plano Estratégico do Ensino Superior de Moçambique</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"> com nível exploratório e abordagem qualitativa, buscando-se como fontes, artigos científicos e teses que discutem a temática, priorizando-se a consulta a base de dados BRAPCI e SCIELO</span></span></span></span><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">. </span></span></span><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><strong>Resultados:</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">Obteve-se junto a três dos cinco documentos que regem a legislação do ensino superior moçambicano, alguns dos valores e princípios expressos</span></span></span></span><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">. </span></span></span><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><strong>Conclusão:</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">os valores que alicerçam a cultura informacional têm base na </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">‘participação social, cultural e científica’; ‘comprometimento social e comunitário’; ‘valorização da cultura acadêmica’; ‘Reforço da cidadania’; ‘Inovação’; ‘Criatividade’; ‘Democracia e respeito pelos direitos humanos’; ‘Autonomia’; ‘Liberdade de pensamento e de expressão’; ‘Igualdade, equidade e não discriminação’</span></span></span></span><span style="font-family: times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">.</span></span></span></p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luana Maia Woida, Ácia Domingos Cumbane Sambo https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68684 Tecnologias para o ensino/aprendizagem da catalogação em RDA 2023-11-30T17:17:01-03:00 Adriane Groehs adriane.groehs.bibliotecaria@gmail.com Julibio David Ardigo julibio.ardigo@udesc.br Ana Maria Pereira ana.pereira@udesc.br <p>A <em>Resource Description and Access</em> foi adotada como padrão para a catalogação, trazendo mudanças significativas nos processos de descrição bibliográfica. No entanto, no Brasil, a adoção da RDA tem sido lenta e enfrenta obstáculos, como a falta de recursos pedagógicos em português. O objetivo deste artigo é apresentar o protótipo de <em>software</em> RDA PARA TODES como uma nova opção tecnológica para o ensino e aprendizagem da nova diretriz de catalogação. Aborda as estratégias de implantação e o treinamento de bibliotecários nos países do Comitê Diretivo para o Desenvolvimento da RDA, fazendo uma comparação com a realidade brasileira. Também apresenta as possibilidades de uso das tecnologias para o ensino/aprendizagem, destacando as possibilidades de uso de aplicativos desenvolvidos em plataformas <em>no-code/low-code</em>, como recurso facilitador no processo de aprendizagem. O desenvolvimento ágil foi utilizado, com a aplicação do Processo de Desenvolvimento de Produtos sendo empregado para o controle das etapas e procedimentos. Os recursos Firebase e AppyGyver foram escolhidos para o desenvolvimento do <em>software</em>. Conclui-se apresentando o protótipo do <em>software</em> RDA PARA TODES para o ensino da RDA em português.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Adriane Groehs, Julibio David Ardigo, Ana Maria Pereira https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68088 Prospecção e análise tipológica amostral da documentação relativa às atividades-meio da Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Empresa Municipal de Obras e Urbanização - EMURB 2023-11-30T18:27:32-03:00 José Adilson Da Conceição Santos Júnior adilsonjuniorsantos@outlook.com Gleyse Santos Santana glaysesfpe@gmail.com <p>Este artigo insere-se na temática dos estudos tipológicos e possui como objeto a prospecção e análise das tipologias documentais relativas às atividades-meio da Divisão de Recursos Humanos custodiadas pelo Arquivo Geral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju (EMURB). Partindo do pressuposto que conhecer os tipos documentais é fundamental para aplicação dos princípios documentais e das metodologias constituintes do gerenciamento documental, formulou-se a seguinte questão: quais as tipologias documentais relativas às atividades-meio da Divisão de Recursos Humanos (DRH) que estão sob a guarda do Arquivo Geral da EMURB? Objetiva-se em linhas gerais, elencar e analisar (por amostragem) as tipologias documentais relativas às atividades-meio produzidas no DRH da EMURB e que estão sob a guarda do Arquivo Geral. De forma específica: a) apresentar os procedimentos metodológicos necessários a prospecção das tipologias em sua correlação com as atividades funcionais que lhes deram origem; b) contextualizar a instituição responsável pela produção documental; c) apresentar a unidade custodiadora dos documentos e o levantamento das tipologias documentais do DRH-EMURB, contextualizando-as, por amostragem. A pesquisa foi lastreada pela metodologia documental tipológica com base nos estudos de Heloísa Bellotto e tendo como modelo os itens tipológicos destacados pelos arquivistas municipais de Madri. Os dados coletados identificam o contexto das tipologias coletadas, e ainda, a necessidade de proceder à imediata de identificação de todas as tipologias documentais, visando à implantação do gerenciamento documental da EMURB com base no corpo teórico-metodológico da arquivística. Como resultado, identificou-se que em caráter de urgência há necessidade de contratação de pessoal treinado para desenvolver as ações devidas e de investimento em estrutura física e maquinário.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 José Adilson Da Conceição Santos Júnior, Gleyse Santos Santana https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68015 ChatGPT em bibliotecas 2023-09-18T18:13:45-03:00 Antonio Carlos Picalho tonipicalho@gmail.com Edson César Napoleão Júnior jrnapoleao@gmail.com Roberta Begrow begrowacademico@gmail.com Maicon Bernert Puppi maicon.puppi@gmail.com Luciane Maria Fadel liefadel@gmail.com Maria José Baldessar mbaldessar@gmail.com Marcelo Macedo marcelo5369@gmail.com <p>As bibliotecas sempre foram organizações que acompanharam o desenvolvimento tecnológico e, ao contrário do que muitos pensam, seu principal insumo não são os livros e sim o que está contido neles, a informação. O Chat GPT é um chatbot online de inteligência artificial e sua chegada trouxe vários questionamentos sobre como é possível utilizar essa ferramenta em favor de uma melhora em inúmeros processos e serviços. Dito isso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, os estudos emergentes relacionados ao ChatGPT e bibliotecas. Ao todo 22 trabalhos se mostraram estar dentro da proposta do estudo. Neles, foram identificados dois tópicos recorrentes, sendo o primeiro relacionado ao bom uso, riscos, limites e aspectos éticos e o segundo aos serviços de biblioteca e a prática bibliotecária em si. Entende-se que são muitas as possibilidades de uso da ferramenta dentro da biblioteca e não é possível ignorá-la. Contudo, ao mesmo tempo que é necessário lançar um olhar positivo sobre as tantas facilidades trazidas por ela, isto deve caminhar com uma análise crítica e a construção coletiva de padrões éticos do seu uso.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Antonio Carlos Picalho, Edson César Napoleão Júnior, Roberta Begrow, Maicon Bernert Puppi, Luciane Maria Fadel, Maria José Baldessar, Marcelo Macedo https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69088 Biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem 2024-01-14T14:15:55-03:00 Danielle Nunes Rodrigues dnunes.rodrigues@yahoo.com.br Keitty Vieira keitty_rodriguesvieira@hotmail.com <p>O presente trabalho tem como tema a biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem, e suas contribuições no desenvolvimento integral do estudante como espaço de pesquisas. Tem como objetivo geral contextualizar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. De forma específica, objetiva: a) levantar artigos científicos referentes à temática; b) analisar o papel das bibliotecas no processo de ensino-aprendizagem e; c) identificar as práticas da utilização das bibliotecas para o processo de ensino-aprendizagem a partir dos textos recuperados. O referencial teórico trata das bibliotecas escolares e a sua participação no ambiente escolar, evidenciando suas práticas pedagógicas e suas contribuições ao acesso a pesquisa, ao conhecimento e informações para os leitores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, com recorte temporal de 2012 a 2022, e com coleta de dados nas seguintes fontes: busca integrada da UFSC, SciElo e BRAPCI. Como resultado, conclui-se que a discussão sobre a biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem se dá em âmbito teórico, com pouca evidencia das práticas que efetivamente contribuem nesse processo. Todavia, há um consenso acerca dos espaços escolares que contemplam uma biblioteca de qualidade como forma de oportunizar um vasto campo de conhecimento por meio do acervo e promoção de serviços que focam na formação crítica e cidadã do estudante.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Danielle Nunes Rodrigues, Keitty Vieira https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68703 O “Patinho feio” 2023-11-25T17:03:05-03:00 Julie Castro de Sousa julie.sousa@icsa.ufpa.br Alegria Benchimol alegria.benchimol@ufpa.br Roberto Lopes dos Santos Júnior robertolopes@ufpa.br <p>A história da informática e dos estudos sobre computadores eletrônicos digitais atravessa continentes, Estados Unidos e União Soviética, protagonizaram as construções de máquinas revolucionárias: Computador Integrador Numérico Eletrônico - ENIAC e Pequena Máquina Eletrônica de Cálculo - MESM, respectivamente. No cenário brasileiro, não aconteceu de modo diferente, este trabalho objetiva apresentar o primeiro computador brasileiro, resultado de um projeto da Universidade de São Paulo (USP). Como metodologia, utiliza a pesquisa bibliográfica. Diante dos resultados, conclui-se a importância do “Patinho feio” como testemunho do patrimônio da ciência e tecnologia para o Brasil.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Julie Castro de Sousa, Alegria Benchimol, Roberto Lopes dos Santos Júnior https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68165 A competência em informação e a Agenda 2030 2023-10-03T21:57:24-03:00 André Luiz Avelino da Silva andre_luiz93@live.com Fernanda Silva Damasceno fernanda_damasceno@ufg.br Elizete Vieira Vitorino elizete.vitorino@ufsc.br <p>Apresenta como a competência em informação pode contribuir com o ODS 10 - redução das desigualdades, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, utilizando como alicerce o ODS 4 - educação de qualidade. Foca na população LGBTI+, justificando-se pela vulnerabilidade social em que essa se encontra. O artigo busca refletir sobre como a competência em informação pode contribuir com a Agenda 2030. Inicia contextualizando a Agenda 2030 e os ODS, abordando a educação para o desenvolvimento sustentável e sua contribuição para a redução das desigualdades. Aborda a competência em informação e sua relação com a sustentabilidade social, trazendo dados da realidade da população LGBTI+ e a situação de vulnerabilidade social, por fim correlacionando com a competência em informação.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 André Luiz Avelino da Silva, Fernanda Silva Damasceno, Elizete Vieira Vitorino https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69497 Expediente 2024-02-29T12:16:22-03:00 Marynice Medeiros Matos Autran marynice.autran@gmail.com 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marynice Medeiros Matos Autran https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68227 O espelho da nação 2023-10-09T08:06:30-03:00 Thiago Alves Gomes talvesg16@gmail.com Carlos Xavier de Azeveto Netto xaviernetto@gmail.com <p>O presente artigo é um exercício de reflexão estimulado pela disciplina Identidade e Memória, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. A Brasilidade, concepção empregada para delinear as características próprias do povo brasileiro, é muitas vezes limitada ao discurso de “um país tropical abençoado por Deus”. Esse adjetivo pátrio, formado pelo sufixo eiro, indicava, no período colonial, aquele que vivia de explorar e fazer comércio com o pau-Brasil. O objetivo deste trabalho é examinar alguns discursos de Jair Bolsonaro, contrapondo-os ao sentimento de Brasilidade, fazendo um paralelo com a memória coletiva, de modo a identificar algumas questões relacionadas à cultura e aos estereótipos que permeiam o universo da identidade cultural brasileira, retratada, muitas vezes, de forma negativa por parte das falas do então Presidente da República.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Identidade, Estereótipos, Memória. Brasilidade.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Thiago Alves Gomes, Carlos Xavier de Azeveto Netto https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68285 Acervo de livros para quem? 2024-01-15T11:17:19-03:00 Maria Naires Alves de Souza marianaires@yahoo.com.br Rosane Maria Costa rosanemariacosta@gmail.com Raimundo Cezar Campos do Nascimento emprestimobcs@ufc.br <p>Objetiva-se apresentar o panorama dos empréstimos e de reservas de livros na Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS)/UFC pelo lapso temporal de dez anos (2013-2023) e assinalar prováveis fatores que levaram os usuários a utilizarem ou não esses serviços nesse período. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa. Investigou-se os relatórios de gestão do Sistema Integrado de Bibliotecas – Pergamum da UFC. Aplicou-se questionário aleatório com os usuários na BCS. Experienciou-se a ampliação da quantidade de livros emprestados e prazo de devolução nas bibliotecas da UFC. A última atualização do acervo físico deu-se em 2014. Compraram-se livros eletrônicos em 2010. Assinou-se em 2022 a plataforma Minha Biblioteca de livros eletrônicos. Os empréstimos e reservas da BU/UFC, de 2013 a 2018, mantiveram-se uniforme, a partir de 2018 observa-se a tendência de queda. A BCS/UFC apresenta redução de empréstimos e de reservas desde 2013. Os estudantes revelaram buscar livros “livres na internet” e em plataformas digitais ilícitas. A curva de tendência de queda do número de livros emprestados pela BCS acompanha a curva de tendência do Sistema de Bibliotecas; ocorreram oscilações pelas características particulares do público atendido e por ações iniciadas na BCS. Infere-se que a tendência de decréscimo de empréstimos e de reservas no Sistema de Bibliotecas da UFC e consequentemente na Biblioteca de Ciências da Saúde tem como fatores motivadores: o uso das novas tecnologias, mudanças nas regras para empréstimos, desatualização do acervo e interrupção da oferta dos serviços seja pela pandemia da COVID-19 ou por greves de servidores.</p> 2024-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Naires Alves de Souza, Rosane Maria Costa, Raimundo Cezar Campos do Nascimento