Biblionline https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio <p>Biblionline é uma revista eletrônica voltada para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Museologia. Vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da Umiversidade Federal da Paraíba, vem sendo publicada ininterruptamente desde 2005. Inicialmente tinha periodicidade semestral, entretanto devido à grande demanda, passou a ter periodicidade trimestral a partir de 2017. Adota o sistema de avaliação pelos pares e obedece aos preceitos do acesso aberto ao conhecimento.</p> pt-BR DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra. DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A BIBLIONLINE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFPB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à BIBLIONLINE. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na BIBLIONLINE. marynice.autran@gmail.com (Marynice M.M. Autran) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Wed, 03 Jul 2024 11:27:19 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/70719 Marynice Medeiros Matos Autran Copyright (c) 2024 Marynice Medeiros Matos Autran https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/70719 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 A formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais brasileiras https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68715 <p><a name="_Toc108326591"></a><a name="_Toc108327052"></a><a name="_Toc108358631"></a><a name="_Toc110229852"></a>Este artigo parte da hipótese de que, da mesma forma que nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil há um silenciamento na pauta das universidades federais quanto ao tema do Multiculturalismo na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), as demais regiões podem apresentar a mesma tendência. A questão que norteia esta pesquisa é até que ponto a temática do Multiculturalismo faz parte da formação inicial e continuada nos cursos de formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais brasileiras nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte? Trata-se de uma investigação qualitativa e quantitativa que considera o referencial teórico do Multiculturalismo. Objetiva analisar projetos pedagógicos e matrizes curriculares da graduação e da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na área da BCI com vistas a apresentar um panorama de como a abordagem do Multiculturalismo se manifesta na formação inicial e continuada. Confirma a pouca incidência do tema no contexto de formação da BCI e acena para a desejável discussão do tema nas universidades em atendimento às exigências de uma formação do profissional da informação que favoreça o cumprimento dos objetivos da agenda 2030 (ONU, 2015). Esta pesquisa se soma aos trabalhos que já discutiram a relevância da temática e contribui para o debate e discussões do Multiculturalismo na área.</p> Claudio Moises da Costa, Patricia Vargas Alencar Copyright (c) 2024 Claudio Moises da Costa, Patricia Vargas Alencar https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68715 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 Informação, memória e política https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69531 <p>Ao longo do Medievo, três foram os tipos de biblioteca que se desenvolveram: a particular, a universitária e a monástica. Uma vez que a sociedade medieval se calcava na cultura cristã, é possível inferir que as bibliotecas dos monastérios fossem as mais importantes, posto que os mosteiros eram o centro da civilização. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar o filme <em>O Nome da Rosa</em> (1986) para pensar sobre as bibliotecas monásticas medievais. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa bibliográfica e utilizado o filme em questão como ferramenta para compreender como as bibliotecas monásticas medievais absorviam as dimensões da informação, memória e política em seu cotidiano. A cenas do filme foram utilizadas como demonstração do entendimento histórico e biblioteconômico que se tem sobre esse tipo de biblioteca e como as perspectivas citadas podem ser compreendidas na biblioteca monástica. A partir da análise feita, pôde-se entender a biblioteca monástica a partir das perspectivas da informação, memória e política, de modo que as duas primeiras estavam condicionadas às vontades daqueles que detêm o poder. Desta forma, no Medievo, acesso à informação e salvaguarda documental se tornaram questões políticas. Portanto, a biblioteca monástica medieval foi um espaço político na medida em que seu acesso era restrito e todas as decisões tomadas a seu respeito eram medidas políticas e de demonstração de poder.</p> Marcelo Augusto Mendonça Domingues Copyright (c) 2024 Marcelo Augusto Mendonça Domingues https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69531 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 Embargo de obras no repositório institucional da Universidade Federal do Amazonas https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69386 <p>Discute os aspectos motivacionais dos autores ao solicitarem o embargo de suas obras no Repositório Institucional da Universidade Federal do Amazonas (RIU/UFAM). Embora os trabalhos sejam depositados nos repositórios, as solicitações de embargo por parte dos autores limitam ou restringem o acesso ao conteúdo das obras. Desta forma, este estudo buscou compreender estes motivos, possibilitando discutir possíveis soluções. Para ter esse entendimento, fez-se necessário examinar a literatura existente sobre o tema, a fim de possuir fundamentação para compreender as motivações dos autores, possibilitando debater possíveis medidas para contornar estas problemáticas. Salienta-se que foi utilizada a pesquisa bibliográfica, para referencial teórico, assim como a pesquisa documental e de campo. Teve como instrumento de coleta de dados, questionário aplicado aos autores que embargaram o acesso ao conteúdo disponibilizado no RIU/UFAM. A partir da análise dos dados percebeu-se que as principais motivações de solicitação de embargo são a possibilidade de publicações em periódicos de acesso restrito e processos de patenteamento, baseados, portanto, nos princípios de exclusividade e originalidade. Destaca-se que os autores demonstram interesse de tornar as suas obras de acesso público no repositório da instituição, sendo a pressão realizada pelas editoras de periódicos restritos, o principal motivador da restrição de acesso. Conclui que, por meio deste estudo, foi possível explicitar os aspectos motivacionais do embargo no contexto da Universidade Federal do Amazonas, assim como discutir possíveis soluções para esta problemática.</p> Lucas da Silva Teixeira Copyright (c) 2024 Lucas da Silva Teixeira https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69386 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 O uso das mídias digitais na escola https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68986 <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">O desafio a ser enfrentado pela educação nos tempos atuais diz respeito à possibilidade de desenvolver uma educação para o futuro em que o estudante possa conhecer e utilizar em sala de aula as mídias digitais, tornando-se eficaz em relação a seleção, o armazenamento, a recuperação e o uso das informações. O objetivo deste trabalho é analisar o uso das mídias digitais no âmbito escolar, em duas escolas, uma pública e outra privada, em Fortaleza, com vistas a verificar os impactos decorrentes de sua utilização. Utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, do ponto de vista de seus objetivos e quanti-qualitativa em relação à forma de abordagem do problema. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação participante. Escolheu-se, ainda, a aplicação de questionário aos professores. Observou-se que a resistência de alguns professores em se abster-se do uso desses recursos tecnológicos ainda é considerável. Eles sentem-se aquém das novidades no mercado da educação e se recusam a utilizar as mídias digitais como fonte para a formação do conhecimento, seja por não se sentirem motivados em busca do conhecimento, ou porque resistem em aceitar a rapidez da informação e as consequências dessas transformações.</span></span></span></p> Denyse Maria Borges Paes Copyright (c) 2024 Denyse Maria Borges Paes https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68986 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 A usabilidade e o comportamento informacional como estratégia de melhoria do Portal de Transparência da UFRN https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/67637 <p>O presente artigo tem como objetivo abordar a importância da usabilidade e do comportamento informacional como estratégia de melhoria do portal de transparência da UFRN e avaliar como as informações estão dispostas em seu portal. Assim, dentro dessa temática, pode-se observar que, mesmo com os dispositivos legais que disciplinam o tema, é preciso que melhorias e correções sejam realizadas dentro desse complexo arcabouço conceitual. Dada a importância dos portais de transparência como uma maneira de exercer a cidadania, fiscalizar e contribuir no combate a corrupção é dever dos órgãos disponibilizarem as informações necessárias e que as mesmas estejam em uma linguagem focada no usuário. Como metodologia trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa; quanto aos meios, utiliza-se a pesquisa bibliográfica juntamente com a análise do portal da UFRN; quanto aos fins, classifica-se como uma pesquisa descritiva. Desse modo, a formação de critérios que padronizem a maneira de como se dá a apresentação das informações, contribuem para que os usuários se sintam mais confortáveis ao efetuarem a busca por estas. Assim, todo esse contexto, vai ao encontro da forma direta e efetiva para o fortalecimento de um estado democrático e participativo no combate a corrupção.</p> Saul Lincoln Bezerra de Araujo Copyright (c) 2024 Saul Lincoln Bezerra de Araujo https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/67637 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 Agir comunicativo, competência comunicativa e ações de informação https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69226 <p>Neste artigo discute-se a relação entre agir comunicativo, nos termos da teoria do agir comunicativo, e as <span style="font-size: 0.875rem; font-family: 'Noto Sans', 'Noto Kufi Arabic', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif;">ações</span><span style="font-size: 0.875rem; font-family: 'Noto Sans', 'Noto Kufi Arabic', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif;"> de informação, nos termos dos estudos de González de Gómez. Essa discussão passa pelo conceito de competência comunicativa, tal qual desenvolvido por Habermas, pela discussão crítica das abordagens cognitivistas, construtivistas e pragmáticas da informação. Habermas em sua guinada linguística busca entender a socialização, a formação de grupos sociais e a construção da sociedade a partir das interações mediadas pela linguagem. O agir comunicativo tem a função de criar vínculos sociais. Habermas desenvolve o conceito de competência comunicativa, como algo maior do que a capacidade linguística de se expressar e de representar as coisas e o mundo da vida. A competência comunicativa está relacionada também a função da linguagem para socialização e integração social, relacionada a intersubjetividade entre ego e alter.A informação é significação compartilhada, construção de acordos de representação das coisas e do mundo da vida e parte do agir comunicativo. Pode-se pensar a ação de informação no quadro da competência comunicativa como parte do agir comunicativo, construção de acordos de representação e compartilhamento de significado. Conclui-se que a ação de informação é intersubjetiva e não pode se reduzir a objetivação do outro, seja como emissores e receptores, seja como usuário.</span></p> Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Helen Fischer Günther, Mariangela Rebelo Maia Copyright (c) 2024 Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Helen Fischer Günther, Mariangela Rebelo Maia https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69226 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 A Biblioteca Escolar e o conceito de mediação da Leitura https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68174 <p><span style="font-weight: 400;">A pandemia do coronavírus acelerou e evidenciou mudanças nos serviços bibliotecários, levantando questões referentes à missão e atuação da biblioteca escolar e evidenciando o conceito de mediação. Os novos tempos apontam a problemática da necessária virtualização dos serviços bibliotecários combinados com o retorno à comunidade em atividades profissionais de interação com e entre os leitores, como no caso da Biblioteca Escolar.&nbsp; O objetivo deste artigo é investigar o conceito de mediação de leitura pelas bibliotecas escolares de forma relacional e contínua, tal como o processo educativo sugere, dentro do contexto da virtualização dos serviços e leituras. A metodologia utilizada é a de caráter qualitativo a partir da pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema na Literatura da Biblioteconomia, Educação, Literatura e Ciência da Informação. Neste caminho, ocorre a discussão da missão e representatividade das bibliotecas para atuar de forma relevante na sociedade e de questões inerentes ao processo de mediação.&nbsp;</span></p> Cristiane Lopes Carvalho Nikel, Patrícia Vargas Alencar, Daniele Achilles Rosa Dutra Copyright (c) 2024 Cristiane Lopes Carvalho Nikel, Patrícia Vargas Alencar, Daniele Achilles Rosa Dutra https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68174 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 O mercado de desenvolvimento de jogos como possibilidade de atuação para bibliotecários https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/70171 <p>Este trabalho objetiva mapear os principais conhecimentos, atitudes e habilidades necessários para o bibliotecário atuar nos processos de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Para isso foi aplicada uma revisão de literatura de 2000 até o ano de 2024. A partir da análise dos dados coletados, foi possível verificar quais competências inerentes à formação do bibliotecário seriam de interesse para o mercado de jogos, e quais devem ser adquiridas de forma complementar para a atuação na área. Por fim, o estudo evidencia a versatilidade do bibliotecário em seu contexto profissional, possibilitando sua inserção em empresas voltadas ao mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos.</p> Kethleen Ynara da Silva Cavalcante, Thaís Lima Trindade Copyright (c) 2024 Kethleen Ynara da Silva Cavalcante, Thaís Lima Trindade https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/70171 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 Gestão de projetos e etnografia na podosfera https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68866 <p>Este artigo apresenta as bases conceituais da Gestão de Projetos e as bases metodológicas da Etnografia na Podosfera aplicadas à administração do projeto intitulado Descobrindo a Biblioteca em <em>Podcast</em>, gerenciado no ambiente de uma biblioteca universitária durante os anos de 2019 a 2023. Como referencial teórico, discute as nuances da Gestão de Projetos a partir do acesso a obras de referência, dissertações e artigos científicos sobre o tema. Como metodologia, aplica-se a <em>Podcast Ethnography</em>, traduzida livremente como Etnografia na Podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise de um <em>podcast</em> acadêmico consolidado na podosfera e que passou por transições em sua linha editorial, formato de gravação, público-alvo e plataforma de hospedagem, o que resultou na alteração da marca do projeto em três momentos: BCHcast (em 2019 e 2020), Plurissaberes (de 2020 a 2023) e Cocriando na Podosfera (a partir de 2023). Como resultados obtidos, apresentam-se os portfólios e entregáveis de oito projetos acadêmicos gerenciados em <em>podcast</em>, intitulados: TAEs na Pesquisa; PodArtigos; Pró-Inclusão; AsasCast; Empregacast; InnovaBiblio; SMPC 2022; e Filhas de Avalon. Conclui-se que o envolvimento dos <em>stakeholders</em> contribuiu para o sucesso do projeto, considerando, ainda, as possibilidades de estudos futuros a partir do desenvolvimento deste artigo.</p> Francisco Edvander Pires Santos, Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes, Italo Teixeira Chaves, Ramon Lima Rodrigues, Diego de Queiroz Machado Copyright (c) 2024 Francisco Edvander Pires Santos, Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes, Italo Teixeira Chaves, Ramon Lima Rodrigues, Diego de Queiroz Machado https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/68866 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 Recuperação em fontes de informação em saúde https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69719 <p>Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e a crescente demanda&nbsp; de recuperação na web<em>,</em> percebe-se um aumento no volume de serviços e sistemas de recuperação de recursos informacionais, impulsionados pela gestão de dados e documentos em todas as áreas do conhecimento. Este relato objetivou apresentar o Portal da Biblioteca Virtual de Saúde Enfermagem (Portal BVS Enfermagem) e seu sistema de recuperação da informação na base de dados Base de Dados de Enfermagem (BDENF), destacando recursos e funcionalidades oferecidas aos usuários e pesquisadores no desenvolvimento de suas práticas e pesquisas científicas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, que analisou os recursos e funcionalidades do Portal BVS à luz dos modelos quantitativos de recuperação de informação da literatura, no contexto da área de saúde e enfermagem, no segundo semestre de 2023. Foi observado que o Portal BVS Enfermagem e seu método de pesquisa, em termos de SRI, é compatível com o modelo da literatura, e se bem explorada e utilizada pelos usuários e pesquisadores, é capaz de responder efetivamente às necessidades informacionais. Conclui-se que as fontes de informação e ferramentas de pesquisa do Portal BVS Enfermagem se mostram úteis no processo de recuperação da informação na atualidade. Como trabalhos futuros, sugere-se a comparação com outros Portais e a proposição de novos recursos para melhoria contínua do Portal.</p> Jordana Rabelo Soares, Patrícia Nascimento Silva Copyright (c) 2024 Jordana Rabelo Soares, Patrícia Nascimento Silva https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69719 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300 O guia de usuários como estratégia de difusão em arquivos https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69380 <p><span style="font-weight: 400;">A representação da informação arquivística é efetivamente realizada quando aliada à elaboração de instrumentos de pesquisa, que nem sempre são disponibilizados para orientação dos usuários. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar e discutir o desenvolvimento de um guia de arquivo como contributo à difusão informacional e à satisfação dos usuários. Metodologicamente, a pesquisa possui natureza aplicada, abordagem qualitativa e cunho exploratório e descritivo. Para os procedimentos técnicos, adotou-se o estudo de campo e de caso. Para a coleta dos dados, aplicou-se observação direta e um formulário que buscou conhecer a opinião dos usuários quanto ao conteúdo do guia. A estruturação do guia se deu pela adoção de tópicos que abordam sobre: informações sobre a instituição; condições de consulta; e descrição do fundo. Para a análise, adotou-se categorização dos dados, por meio do agrupamento das respostas. Como resultados, a pesquisa demonstrou satisfação dos participantes com o produto resultante, sendo sugeridas relevantes adaptações. Foram registradas críticas e sugestões quanto ao desempenho do arquivo, principalmente sobre a necessidade de acesso remoto. Resultados apontam que a implantação desse instrumento poderá contribuir de maneira significativa para o esclarecimento dos usuários, mediante orientação proporcionada para conhecimento e uso dos recursos oferecidos. Observou-se a necessidade da ampliação do perfil dos usuários e entende-se que são necessárias maiores iniciativas para adoção de instrumentos de pesquisa pelas instituições, uma vez que o aumento da demanda nos arquivos poderá contribuir para sensibilizar os gestores quanto aos investimentos necessários à sua estruturação.</span></p> Vitor Hugo Teixeira Araújo, Eliete Correia dos Santos Copyright (c) 2024 Vitor Hugo, Eliete https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/69380 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 -0300