Notícias

Saudações a todos entusiastas da música! Nossa revista agora oferece escopo expandido para os metais!

2020-09-30

Foto_do_Chefe1.png

Saudações a todos entusiastas da música!

Essa mensagem é para informar a toda a comunidade científica que o Brazilian Trombone Association Journal (BTAJ & Associated) - a Revista Científica da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), encontra-se atualizada e ampliada em suas ações!

A nossa revista é uma construção coletiva que se iniciou na ABT por volta de 2012 com a criação da comissão científica e do primeiro simpósio científico ocorrido na cidade de Tatuí/SP. Aquela iniciativa seria o primeiro passo para a reunião de trabalhos científicos voltados, na época, para o trombone.

Os simpósios, até hoje, fazem parte da programação dos Festivais Brasileiros de Trombonistas e, pelo que se observa, o nível dos trabalhos tem sido cada vez melhor. Há cerca de 04 anos, parte da comissão científica foi encarregada de organizar a revista científica. Portanto, atualmente, no campo científico, a ABT possui duas frentes: o Simpósio Científico (evento anual) e a Revista Científica, um periódico científico cujas submissões se dão na forma de fluxo contínuo.

O escopo da nossa revista contempla trabalhos voltados para as diversas áreas do conhecimento, tais como, performance musical, educação instrumental, musicologia histórica, saúde do músico, música e tecnologia, entre outras.

A novidade é que ampliamos o espectro de captação dos artigos na medida em que incluímos outras áreas vizinhas, contribuindo para a melhoria da circulação dos trabalhos, atingindo, dessa forma, outros nichos acadêmicos de interesse científico. Assim foi que convidamos representantes das áreas de trompa, trompete, tuba/eufônio para que pudessem se integrar ao nosso corpo editorial. Somando-se ao escopo ampliado, agora toda a programação artística do Festival Brasileiro de Trombonistas passa a fazer parte de seu conteúdo numa seção de produção artística.

Além disso, a revista se encontra com o layout atualizado e mais facilitado para o processo de submissão, além de já possuir o e-ISSN: 2595-1238. Os artigos são aceitos na língua portuguesa, inglês e espanhol. Todas as diretrizes aos autores estão disponíveis no nosso site:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/about/submissions

Encorajamos fortemente a todos os alunos de metais dos programas de graduação e pós-graduação a submeterem seus trabalhos no BTAJ & Associated para que, assim, contribuam de forma importante para a circulação da produção científica na área de metais! A construção coletiva é a estratégia que nos faz fortes! Venha fazer parte dessa frente! Seja um autor do BTAJ & Associated!

Sérgio Rocha

Editor Chefe

Saiba mais sobre Saudações a todos entusiastas da música! Nossa revista agora oferece escopo expandido para os metais!

Edição Atual

v. 2 n. 2 (2018): The Brazilian Trombone Association Journal
Publicado: 2019-08-03

Expediente

Resumo

Programação Artistica

Artigos: História e Repertório

Tecnologia

Ver Todas as Edições

Criada no dia dez de outubro de 1995, a Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) tem o prazer de apresentar a nossa Revista Científica da Associação Brasileira de Trombonistas. Divulgada no âmbito internacional como The Brazilian Trombone Association Journal, a publicacação é uma conquista dos trombonistas brasileiros. Em 2020, a Associação recebe as Associações de Trompetistas, Trompistas, Eufonistas e Tubistas como elemento tranzitório para uma revista voltada a todos instrumentistas da familia dos metais

A Revista tem como objetivo divulgar pesquisas e relatos de experiência de músicos brasileiros e estrangeiros e poderá incluir em seus números traduções de artigos e entrevistas que terão o intuito de conectar o mundo acadêmico com a prática dos instrumentistas de metais nos diferentes pontos do país. Criada no formato online a Revista terá duas edições anuais com a média de doze artigos por publicação.