O FINANCIAMENTO PARTIDÁRIO E A ESTRATÉGIA DE DOAÇÕES NA ARENA ELEITORAL

Autores

  • Rodrigo dos Dolandeli Universidade Federal do Pará
  • Marcela Tanaka Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n23.48241.p197-232

Palavras-chave:

Financiamento Partidário, Partidos Políticos, Seleção de Candidatos, Deputados Federais

Resumo

O artigo busca compreender a dimensão do financiamento partidário, enquanto variável dependente, articulando-a ao papel do partido político. Assim, questiona-se a importância do repasse partidário no processo eleitoral, especificamente para candidatos a deputado federal, como também quem seriam os maiores beneficiados, e se existe diferença entre as instâncias partidárias nacionais e subnacionais na distribuição dos recursos. Os resultados, encontrados através de dados descritivos e de análise de regressão logística binária, apontam para a importância do capital político do candidato no recebimento dos recursos partidários. Além disso, encontramos que a lógica de distribuição partidária é diferente nas esferas nacionais e subnacionais e que variáveis socioeconômicas, como gênero e profissão, também tiveram impacto em ambos os modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Dolandeli, Universidade Federal do Pará

É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Graduação e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) onde atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Possui experiência em estudos sobre Instituições Políticas. Pesquisa os seguintes temas: Financiamento de Campanha, Empresariado e Segmentos Econômicos; Sistema eleitoral e partidário. É membro do Grupo de Política Brasileira (PolBras) ligado ao Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP/Unicamp)

Marcela Tanaka, Unicamp

Doutoranda e mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (IFCH/Unicamp). Graduada em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Trabalha, principalmente, com comportamento eleitoral e político brasileiro, recrutamento partidário e formação de preferências, sobretudo na área da relação entre religião e política. Faz parte do Grupo de Estudos em Política Brasileira (PolBras) que é vinculado ao Centro de Estudos de Opinião Pública - CESOP/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia Eleitoral (GEPEGE/Unicamp). Também escreve para o blog Legis-Ativo do Estadão.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ ESTUDOS LEGISLATIVOS NO BRASIL: agendas de pesquisa