O REPÓRTER-AMADOR: as disposições sociais de Lucas do Face

Autores

  • Letícia Maria de Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sheila Borges de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Rayanne Elisã da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n23.48277.p233-250

Palavras-chave:

Disposição Social, Repórter-amador, Comunicação, Empreendedorismo

Resumo

Neste artigo, analisamos quais são as motivações sociais que levam um cidadão, sem formação na área de comunicação, a produzir notícia à revelia dos veículos da grande imprensa. A pesquisa foi realizada com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq). Neste trabalho, apresentamos os primeiros resultados gerais dos perfis sociológicos, elaborados com os indivíduos pesquisados, e mostramos de forma mais detalhada um deles, o de Lucas do Face, que deixou de ser audiência passiva para se transformar em repórter-amador e empreendedor na Região Agreste de Pernambuco. Essa investigação acadêmica analisa o fenômeno social do repórter-amador (BORGES, 2015) com base nos aportes teórico e metodológico de Lahire (2002; 2004; 2006; 2010).

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Biografia do Autor

Letícia Maria de Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do 7º período de Comunicação Social CAA-UFPE.

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social do CAA-UFPE.

Rayanne Elisã da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do 7º período de Comunicação Social CAA-UFPE.

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Publicado

2019-12-28