PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE: um olhar sobre as experiências de jovens na Rede de Jovens no Nordeste-PB

Palavras-chave: Rede de Jovens do Nordeste, Juventudes, Participação Política

Resumo

O presente trabalho é resultante da pesquisa de dissertação em Sociologia no PPGS/UFPB em 2016. Teve por objetivo analisar a participação política de jovens que integram ou integraram a Rede de Jovens do Nordeste. Buscou discutir uma das formas de participação política da juventude que se expressa, sobretudo, pela articulação em redes e pela abertura para a atuação em organismos governamentais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita a partir de relatos de 11 colaboradores, sendo 6 (seis) homens e 5 (cinco) mulheres, no sentido de apreender como atribuem significado a suas experiências como atores políticos, sejam nas práticas organizativas e de mobilização sejam como representantes da Rede em organismos governamentais.  O período analisado é de 2005 a 2011, quando a Rede é mais atuante no Nordeste, e foram entrevistados jovens que participaram em diferentes momentos da história da Rede. As análises das falas dialogam com o conceito de juventude, entendido como uma categoria mutável que é significada também pelos próprios jovens a partir de suas experiências na família, no trabalho, na escola, na igreja e na política. A participação política é entendida num sentido ampliado envolvendo práticas organizativas de ação direta e de mediação, bem como a elaboração de representações sobre o significado da democracia, da participação e da cidadania.

Biografia do Autor

Adailson Regis de Oliveira, UFPB

Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, possui especialização em Gestão Pública Municipal (UFPB) e Mestrado em Sociologia (UFPB), atualmente é estudante de Doutorado em Sociologia pela UFPB.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
OLIVEIRA, A. R. DE. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE: um olhar sobre as experiências de jovens na Rede de Jovens no Nordeste-PB. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 2, n. 25, p. 15-40, 10 dez. 2020.
Seção
DOSSIÊ JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO