“TÁ VENDO O QUE EU TÔ FALANDO?” Reflexões sobre a escuta ativa e as performances da voz no contexto educacional durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n28.60919.p163-181

Palavras-chave:

educação, escuta, performance, voz

Resumo

A transformação experienciada no ambiente educacional em decorrência da pandemia do coronavírus em 2020 foi marcada pela impossibilidade da interação entre os corpos. O imediato estranhamento ocorrido em decorrência dessa situação e a apreensão da sala de aula como um lócus privilegiado para o entendimento da relação entre os sentidos, possibilitaram-me refletir sobre a relação entre a visão e a audição a partir de sua construção histórica e cultural. As aulas, acontecendo de modo remoto e algumas das estratégias didáticas — como o uso de podcasts —, desenvolvidas pelas professoras as quais tive a oportunidade de acompanhar no exercício de sua profissão, ensejaram uma análise a respeito do que optei por chamar de performances da voz no contexto educacional e do próprio processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Contreiras, Universidade de Brasília

Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Participante bolsista-CAPES do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nos anos de 2018 e 2019; duas vezes monitora, uma vez na disciplina Introdução à Antropologia e outra em Teoria Antropológica 1; participante da gestão do Centro Acadêmico de Antropologia da UnB nos anos de 2018 e 2019; artigo publicado com o título "Entre alunos e professores: percebendo os níveis de realidade da democracia" Rev. Textos Graduados, v. 6, n. 2 (2020), 119-130; participante da equipe do podcast Mundaréu e bolsista do projeto “O que faz a Antropologia? Desenvolvimento e estruturação de um podcast como recurso digital de apoio ao ensino e à aprendizagem” do Centro de Educação à Distância da UnB durante um ano entre os anos de 2020-2021; voluntária no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2020/21 com a pesquisa intitulada  "A disputa de significados nas discussões sobre a Participação Social em uma democracia representativa"; apresentação da pesquisa intitulada "Social Participation: The Deconstruction of a Government Policy as a Way of Remaking the State?" no painel "Governmental Policies and Power Practices: Connections, Margins and Devices" no IUAES 2021 Yucatan Congress. ID Lattes: 9236153375449595.

Downloads

Publicado

2022-06-10