ENSAIO SOBRE A REVOLUÇÃO BURGUESA À LUZ DO PENSAMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E POLÍTICO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.66825.p248-271

Palavras-chave:

revolução burguesa, pensamento social, sociologia, capitalismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a revolução burguesa à luz do pensamento social, econômico e político brasileiro. Para tanto, fizemos um estudo bibliográfico destacando autores do pensamento sociológico clássico e do pensamento social, econômico e político brasileiro. O trabalho é dividido em duas partes; na primeira, discutimos a revolução burguesa na Europa à luz do pensamento sociológico clássico; em seguida, refletimos sobre a revolução burguesa no contexto brasileiro, a partir da discussão teórica das décadas de 1950/60, ressaltando autores do pensamento social, econômico e político brasileiro que se debruçaram sobre esse tema no cenário histórico brasileiro. Os autores divergem quanto à interpretação sociológica da revolução burguesa brasileira, lembrando-a como um fato histórico lento, datado com a abolição do trabalho escravo ou com a expansão da cafeicultura, destacando-a como uma contrarrevolução ou revolução que existiu ou não, mas convergem no sentido de que ela foi determinada por fatores sociais, econômicos e políticos, internos e externos ao Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Kauã Silva Cardoso, Universidade Federal do Pará

Graduado em ciências sociais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando em sociologia (PPGSA/UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – GOGITANS, e do Grupo de Estudos e Pesquisa Social – GEPES, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Têm experiência nas áreas de: sociologia do trabalho, sociologia do meio ambiente, sociologia rural e sociologia urbana. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: modernidade, trabalho e conflitos socioambientais envolvendo a dendeicultura na Amazônia paraense. Lattes.

Leonardo Figueiredo de Souza, Universidade Federal do Pará

Graduado em ciências sociais pela Universidade Federal do Pará (FACS/UFPA), foi Bolsista de Extensão do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PIBEX/NUMA/UFPA), vinculado ao Núcleo de Estudos em Agroecologia e ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (NEA/GEDAF), onde desenvolveu o protejo de Extensão Criação da Unidade de Aprendizagem Sociotécnica da Inovação Agroecológica, bem como pesquisas a respeito da diversidade, identidade e relações de trabalho na agricultura familiar; integrante voluntário no Grupo de Estudos, Pesquisa e Comunicação Natureza Desenvolvimento e Sustentabilidade na Amazônia, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (NADESA/ICSA/UFPA), onde desenvolve pesquisa sobre ecossocialismo, sustentabilidade, trabalho e economia política na Amazônia brasileira. Lattes.

Fernanda Lemos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (2021). Possui especialização em Geografia, meio ambiente e sustentabilidade pela FAVENI (2022). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (2022). Tem experiência na área de sociologia e geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: participação política, experiência social, formação docente e diretório acadêmico. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11