REFLEXÕES INTERSECCIONAIS E VIOLÊNCIAS: apresentação do dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.68407.p11-19

Palavras-chave:

estudos sociológicos, interseccionalidade, violências, experiências.

Resumo

Este dossiê é em grande parte fruto da reflexão e de debates promovidos no âmbito do Grupo de Relações Afetivas e Violência (GRAV), da Universidade Federal da Paraíba, acerca das diversas camadas de violências observadas pelos(as) pesquisadores(as) em trabalhos de campo, especialmente as relações e as interações entre aqueles ditos “desviantes” sociais.  Aqui temos por objetivo adentrar na reflexão mais ampla destas experiências de violências, incorporando o debate necessário da interseccionalidade no campo sociológico, dando início a tensionamentos e construções observados entre gênero, sexualidade, classe, raça, território etc. Apresentamos assim análises das violências que partem das experiências, tomando-as como processos sociais complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Zamboni, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Lattes.

Mariana Soares Pires Melo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2016), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Bolsista de Doutorado Sanduíche pela CAPES na George Washington University, Estados Unidos. Atua nas áreas de violência, gênero e sexualidade. Pesquisadora do GRAV - Grupo de Relações Afetivas e Violência. Lattes.

Helma Janielle Souza de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Direito (2006) e em Ciências Sociais (2013), mestre Ciências Jurídicas (2009) e doutora em Sociologia (2019), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora integrante do GRAV - Grupo de Relações Afetivas e Violência (UFPB/CNPq), desenvolvendo estudos científicos sobre violência, gênero e práticas jurídicas com enfoque na análise de feminicídios a partir dos tribunais do júri. Recentemente foi servidora pública temporária na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2019-2023), como analista censitária de ciências sociais, tendo a oportunidade de integrar as equipes de trabalho da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), da PNAD-COVID: Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio e de participar do planejamento e execução do Censo Demográfico 2022. Tem experiência na área de ensino superior. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11