CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos <p class="p1">Publicação do Curso de Ciências Sociais da UFPB, criada em 1999 com o objetivo de divulgar a produção da comunidade acadêmica nas áreas de sociologia, antropologia, ciência política e suas interfaces com outras disciplinas das ciências humanas.</p> <p class="p1"> </p> <p class="p1"> </p> <p class="p1"> </p> pt-BR <p>A Caos é regida por uma Licença da <em>Creative Commons</em> (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.</p> <p>Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) <strong>atribuição</strong> – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) <strong>NãoComercial</strong> – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) <strong>sem restrições adicionais </strong>– os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.</p> <p>Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (<a title="CC-BY-NC 4.0" href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>).</p> <p> </p> <div class="ms-editor-squiggler" style="color: initial; font: initial; font-feature-settings: initial; font-kerning: initial; font-optical-sizing: initial; font-variation-settings: initial; forced-color-adjust: initial; text-orientation: initial; text-rendering: initial; -webkit-font-smoothing: initial; -webkit-locale: initial; -webkit-text-orientation: initial; -webkit-writing-mode: initial; writing-mode: initial; zoom: initial; place-content: initial; place-items: initial; place-self: initial; alignment-baseline: initial; animation: initial; appearance: initial; aspect-ratio: initial; backdrop-filter: initial; backface-visibility: initial; background: initial; background-blend-mode: initial; baseline-shift: initial; block-size: initial; border-block: initial; border: initial; border-radius: initial; border-collapse: initial; border-end-end-radius: initial; border-end-start-radius: initial; border-inline: initial; border-start-end-radius: initial; border-start-start-radius: initial; inset: initial; box-shadow: initial; box-sizing: initial; break-after: initial; break-before: initial; break-inside: initial; buffered-rendering: initial; caption-side: initial; caret-color: initial; clear: initial; clip: initial; clip-path: initial; clip-rule: initial; color-interpolation: initial; color-interpolation-filters: initial; color-rendering: initial; color-scheme: initial; columns: initial; column-fill: initial; gap: initial; column-rule: initial; column-span: initial; contain: initial; contain-intrinsic-size: initial; content: initial; content-visibility: initial; counter-increment: initial; counter-reset: initial; counter-set: initial; cursor: initial; cx: initial; cy: initial; d: initial; display: block; dominant-baseline: initial; empty-cells: initial; fill: initial; fill-opacity: initial; fill-rule: initial; filter: initial; flex: initial; flex-flow: initial; float: initial; flood-color: initial; flood-opacity: initial; grid: initial; grid-area: initial; height: 0px; hyphens: initial; image-orientation: initial; image-rendering: initial; inline-size: initial; inset-block: initial; inset-inline: initial; isolation: initial; letter-spacing: initial; lighting-color: initial; line-break: initial; list-style: initial; margin-block: initial; margin: initial; margin-inline: initial; marker: initial; mask: initial; mask-type: initial; max-block-size: initial; max-height: initial; max-inline-size: initial; max-width: initial; min-block-size: initial; min-height: initial; min-inline-size: initial; min-width: initial; mix-blend-mode: initial; object-fit: initial; object-position: initial; offset: initial; opacity: initial; order: initial; origin-trial-test-property: initial; orphans: initial; outline: initial; outline-offset: initial; overflow-anchor: initial; overflow-wrap: initial; overflow: initial; overscroll-behavior-block: initial; overscroll-behavior-inline: initial; overscroll-behavior: initial; padding-block: initial; padding: initial; padding-inline: initial; page: initial; page-orientation: initial; paint-order: initial; perspective: initial; perspective-origin: initial; pointer-events: initial; position: initial; quotes: initial; r: initial; resize: initial; ruby-position: initial; rx: initial; ry: initial; scroll-behavior: initial; scroll-margin-block: initial; scroll-margin: initial; scroll-margin-inline: initial; scroll-padding-block: initial; scroll-padding: initial; scroll-padding-inline: initial; scroll-snap-align: initial; scroll-snap-stop: initial; scroll-snap-type: initial; shape-image-threshold: initial; shape-margin: initial; shape-outside: initial; shape-rendering: initial; size: initial; speak: initial; stop-color: initial; stop-opacity: initial; stroke: initial; stroke-dasharray: initial; stroke-dashoffset: initial; stroke-linecap: initial; stroke-linejoin: initial; stroke-miterlimit: initial; stroke-opacity: initial; stroke-width: initial; tab-size: initial; table-layout: initial; text-align: initial; text-align-last: initial; text-anchor: initial; text-combine-upright: initial; text-decoration: initial; text-decoration-skip-ink: initial; text-indent: initial; text-overflow: initial; text-shadow: initial; text-size-adjust: initial; text-transform: initial; text-underline-offset: initial; text-underline-position: initial; touch-action: initial; transform: initial; transform-box: initial; transform-origin: initial; transform-style: initial; transition: initial; user-select: initial; vector-effect: initial; vertical-align: initial; visibility: initial; -webkit-app-region: initial; border-spacing: initial; -webkit-border-image: initial; -webkit-box-align: initial; -webkit-box-decoration-break: initial; -webkit-box-direction: initial; -webkit-box-flex: initial; -webkit-box-ordinal-group: initial; -webkit-box-orient: initial; -webkit-box-pack: initial; -webkit-box-reflect: initial; -webkit-highlight: initial; -webkit-hyphenate-character: initial; -webkit-line-break: initial; -webkit-line-clamp: initial; -webkit-mask-box-image: initial; -webkit-mask: initial; -webkit-mask-composite: initial; -webkit-perspective-origin-x: initial; -webkit-perspective-origin-y: initial; -webkit-print-color-adjust: initial; -webkit-rtl-ordering: initial; -webkit-ruby-position: initial; -webkit-tap-highlight-color: initial; -webkit-text-combine: initial; -webkit-text-decorations-in-effect: initial; -webkit-text-emphasis: initial; -webkit-text-emphasis-position: initial; -webkit-text-fill-color: initial; -webkit-text-security: initial; -webkit-text-stroke: initial; -webkit-transform-origin-x: initial; -webkit-transform-origin-y: initial; -webkit-transform-origin-z: initial; -webkit-user-drag: initial; -webkit-user-modify: initial; white-space: initial; widows: initial; width: initial; will-change: initial; word-break: initial; word-spacing: initial; x: initial; y: initial; z-index: initial;"> </div> <div class="ms-editor-squiggler" style="color: initial; font: initial; font-feature-settings: initial; font-kerning: initial; font-optical-sizing: initial; font-variation-settings: initial; forced-color-adjust: initial; text-orientation: initial; text-rendering: initial; -webkit-font-smoothing: initial; -webkit-locale: initial; -webkit-text-orientation: initial; -webkit-writing-mode: initial; writing-mode: initial; zoom: initial; place-content: initial; place-items: initial; place-self: initial; alignment-baseline: initial; animation: initial; appearance: initial; aspect-ratio: initial; backdrop-filter: initial; backface-visibility: initial; background: initial; background-blend-mode: initial; baseline-shift: initial; block-size: initial; border-block: initial; border: initial; border-radius: initial; border-collapse: initial; border-end-end-radius: initial; border-end-start-radius: initial; border-inline: initial; border-start-end-radius: initial; border-start-start-radius: initial; inset: initial; box-shadow: initial; box-sizing: initial; break-after: initial; break-before: initial; break-inside: initial; buffered-rendering: initial; caption-side: initial; caret-color: initial; clear: initial; clip: initial; clip-path: initial; clip-rule: initial; color-interpolation: initial; color-interpolation-filters: initial; color-rendering: initial; color-scheme: initial; columns: initial; column-fill: initial; gap: initial; column-rule: initial; column-span: initial; contain: initial; contain-intrinsic-size: initial; content: initial; content-visibility: initial; counter-increment: initial; counter-reset: initial; counter-set: initial; cursor: initial; cx: initial; cy: initial; d: initial; display: block; dominant-baseline: initial; empty-cells: initial; fill: initial; fill-opacity: initial; fill-rule: initial; filter: initial; flex: initial; flex-flow: initial; float: initial; flood-color: initial; flood-opacity: initial; grid: initial; grid-area: initial; height: 0px; hyphens: initial; image-orientation: initial; image-rendering: initial; inline-size: initial; inset-block: initial; inset-inline: initial; isolation: initial; letter-spacing: initial; lighting-color: initial; line-break: initial; list-style: initial; margin-block: initial; margin: initial; margin-inline: initial; marker: initial; mask: initial; mask-type: initial; max-block-size: initial; max-height: initial; max-inline-size: initial; max-width: initial; min-block-size: initial; min-height: initial; min-inline-size: initial; min-width: initial; mix-blend-mode: initial; object-fit: initial; object-position: initial; offset: initial; opacity: initial; order: initial; origin-trial-test-property: initial; orphans: initial; outline: initial; outline-offset: initial; overflow-anchor: initial; overflow-wrap: initial; overflow: initial; overscroll-behavior-block: initial; overscroll-behavior-inline: initial; overscroll-behavior: initial; padding-block: initial; padding: initial; padding-inline: initial; page: initial; page-orientation: initial; paint-order: initial; perspective: initial; perspective-origin: initial; pointer-events: initial; position: initial; quotes: initial; r: initial; resize: initial; ruby-position: initial; rx: initial; ry: initial; scroll-behavior: initial; scroll-margin-block: initial; scroll-margin: initial; scroll-margin-inline: initial; scroll-padding-block: initial; scroll-padding: initial; scroll-padding-inline: initial; scroll-snap-align: initial; scroll-snap-stop: initial; scroll-snap-type: initial; shape-image-threshold: initial; shape-margin: initial; shape-outside: initial; shape-rendering: initial; size: initial; speak: initial; stop-color: initial; stop-opacity: initial; stroke: initial; stroke-dasharray: initial; stroke-dashoffset: initial; stroke-linecap: initial; stroke-linejoin: initial; stroke-miterlimit: initial; stroke-opacity: initial; stroke-width: initial; tab-size: initial; table-layout: initial; text-align: initial; text-align-last: initial; text-anchor: initial; text-combine-upright: initial; text-decoration: initial; text-decoration-skip-ink: initial; text-indent: initial; text-overflow: initial; text-shadow: initial; text-size-adjust: initial; text-transform: initial; text-underline-offset: initial; text-underline-position: initial; touch-action: initial; transform: initial; transform-box: initial; transform-origin: initial; transform-style: initial; transition: initial; user-select: initial; vector-effect: initial; vertical-align: initial; visibility: initial; -webkit-app-region: initial; border-spacing: initial; -webkit-border-image: initial; -webkit-box-align: initial; -webkit-box-decoration-break: initial; -webkit-box-direction: initial; -webkit-box-flex: initial; -webkit-box-ordinal-group: initial; -webkit-box-orient: initial; -webkit-box-pack: initial; -webkit-box-reflect: initial; -webkit-highlight: initial; -webkit-hyphenate-character: initial; -webkit-line-break: initial; -webkit-line-clamp: initial; -webkit-mask-box-image: initial; -webkit-mask: initial; -webkit-mask-composite: initial; -webkit-perspective-origin-x: initial; -webkit-perspective-origin-y: initial; -webkit-print-color-adjust: initial; -webkit-rtl-ordering: initial; -webkit-ruby-position: initial; -webkit-tap-highlight-color: initial; -webkit-text-combine: initial; -webkit-text-decorations-in-effect: initial; -webkit-text-emphasis: initial; -webkit-text-emphasis-position: initial; -webkit-text-fill-color: initial; -webkit-text-security: initial; -webkit-text-stroke: initial; -webkit-transform-origin-x: initial; -webkit-transform-origin-y: initial; -webkit-transform-origin-z: initial; -webkit-user-drag: initial; -webkit-user-modify: initial; white-space: initial; widows: initial; width: initial; will-change: initial; word-break: initial; word-spacing: initial; x: initial; y: initial; z-index: initial;"> </div> revistacaos99@gmail.com (Giovanni Boaes) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Sat, 07 Dec 2024 10:17:55 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O LÍRICO CRÍTICO ATRAVESSANDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA: um relato de experiência da iniciação à docência https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/69997 <p>Este estudo analisa a integração do lírico crítico para o ensino de sociologia no ensino médio através da iniciativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Buscamos compreender como utilizar poesias, poemas, cordéis e o <em>slam</em> por meio de uma análise crítica para o ensino sociológico e quais foram os seus resultados. O trabalho destaca o relato de experiências de estudantes de licenciatura das ciências sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Colégio Júlio da Costa Neves, em Florianópolis/SC. Foram realizadas oito atividades-aulas ao longo do PIBID no ano letivo de 2023, dentre essas aulas-atividades foram incorporadas linguagens artísticas em cinco das oito aulas propostas. O estudo se concentrou em duas aulas, nas quais foram utilizados diversos gêneros poéticos. A investigação se dá por meio da observação participante, revisão bibliográfica, análise documental e questionário. Desse modo, argumenta-se que o lírico crítico presente nessas formas de expressão oferece uma interpretação crítica da realidade, enriquecendo o conteúdo e a <em>imaginação sociológica</em>. Portanto, o estudo visa analisar como os gêneros poéticos atravessaram os conteúdos sociológicos e seus efeitos sobre os alunos.</p> Bruna Cobelo, Matheus Ferraz Copyright (c) 2024 Bruna Cobelo, Matheus Ferraz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/69997 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 Editorial: Celebrando 25 anos da Revista Caos e 5 anos de sua reativação https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/72357 <p>Este ano, a revista <em>Caos</em> celebra 25 anos de uma trajetória marcada por manuscritos, leituras, palavras entrelaçadas, ideias inovadoras e as inquietações de alunos, professores e pesquisadores das ciências sociais. Em nossa 33ª edição, que também comemora o quinto ano de publicações ininterruptas desde o nosso retorno em 2019; olhar para o passado com um misto de orgulho pelas conquistas é inevitável como antecipação para o que ainda está por vir.</p> Mohana Morais Copyright (c) 2024 Mohana Ellen Brito Morais Cavalcante https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/72357 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 “WHITENESS CANNOT BE ANTI-RACIST...”: a dialogue with Lia Vainer Schucman https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/72216 <p>What is whiteness? How to analyze the privileges given to white individuals? Can whiteness be anti-racist? These and other questions are analyzed and answered by Professor Dr. Lia Vainer Schucman in this interview, where she evaluates important and timely issues in the agenda of investigating ethnic-racial relations in Brazil. Lia Vainer Schucman is a researcher and a reference in studies on whiteness in Brazil. In this interview, she shares her observations about the field, contemporary studies, and the tensions that the theme has sparked, as well as her analyses and propositions since the beginning of her work in the area, including issues and authors that influenced her study of the theme.</p> Lia Vainer Schucman, Anderson dos Santos Cordeiro; Mariana Soares Pires Melo Copyright (c) 2024 Mariana Soares Pires Melo; Anderson dos Santos Cordeiro, Lia Vainer Schucman https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/72216 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 GENTRIFICAÇÃO E NECROPOLÍTICA: uma observação dos processos de violência e ocupação da cidade do contexto no bairro São Pedro em Chapecó - SC https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70016 <p>A análise dos conflitos e das violências de determinada sociedade não pode ser destacada dos fenômenos criadores, fazendo com que a identidade coletiva e a historicidade da estrutura comunal sejam parte integrante das dinâmicas sociais. O estudo das violências entre crianças e adolescentes no Município de Chapecó foi o fato gerador da análise dos processos de criminalização e do fenômeno urbanismo social e da qualificação ambiental como instrumentos de gestão social direcionando a investigação para o Bairro São Pedro em Chapecó, tanto pelo contexto histórico-formativo quanto pelo preconceito instalado pela estigmatização criminal. Por meio de levantamentos bibliográficos, que possibilitaram a compreensão da formação histórica da comunidade, em etnografias e publicações jornalísticas sobre o campo de estudo, aliado às percepções de membros das forças policiais, estabelecemos como objetivo da pesquisa compreender o tecido em que se desenvolvem as relações de violência, vulnerabilidade e ocupação espacial nas conexões entre o direito à cidade e a gestão social por parte do Estado e da exploração econômica. Notamos uma tendência necropolítica na atuação do Estado e da iniciativa privada — em especial com a atividade especulativa imobiliária — no controle das violências, com um processo consequente de gentrificação, não resolvendo as condições de vulnerabilidade da comunidade atingida, mas realocando habitações carentes e ampliando os processos de segregação para novas fronteiras de vulnerabilidade.</p> <p> </p> Saulo Cerutti, Arlene Anélia Renk Copyright (c) 2024 Saulo Cerutti, Arlene Anélia Renk https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70016 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 “TODOS NÓS NASCEMOS PELADOS E O RESTO É CDZINHA”: uma netnografia no Bate-Papo uol de Cuiabá-MT https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70710 <p>Este estudo investiga as cdzinhas de Cuiabá (MT), homens que temporariamente se vestem como mulheres para fins sexuais, buscando compreender suas motivações e interações no Bate-Papo UOL. Para pensá-las, devemos estudar quem as precederam no campo das performances temporárias de gênero: as <em>crossdressers</em> dos anos 90 e 2000. No Brasil, estes estudos se aprofundaram há apenas vinte anos, com rápidas mudanças desde então. Utilizando como método a netnografia, foram feitas observações livres e perguntas diretas aos participantes do Bate-Papo UOL. O objetivo é entender como as cdzinhas ocupam esse <em>espaço online</em>, ao perguntar por que estão naquele <em>lugar</em>, e por desdobramento, como se beneficiam sexualmente de um travestimento temporário. Os achados revelam que as cdzinhas exercem poder ao atrair homens heterossexuais, mantendo suas próprias identidades em sigilo. Além disso, as cdzinhas não se declaram necessariamente homens gays e muito menos travestis. A pesquisa se baseou em autores como Azevedo (2020) e Braga (2015), que discutem a relação entre masculinidade e feminização do outro. Ademais, este estudo buscou traçar um perfil geral do público das cdzinhas, destacando que são homens héteros, casados e sem trejeitos femininos. Revelando a complexidade das relações de gênero e sexualidade nesse contexto.</p> Heron Cristiano Mairink Volpi Copyright (c) 2024 Heron Cristiano Mairink Volpi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70710 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 A QUEM PERTENCE O PARDO NO BRASIL? https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/69872 <p>A análise utilizada para a formatação desta pesquisa está invariavelmente ligada à composição reflexiva da autocrítica sociológica, que caminha permanentemente com a história e refaz seus objetos à medida que a realidade se transforma em concomitância entre esses processos. Portanto, ao questionar a categoria parda e a maneira pela qual ela está em disputa na política brasileira, a formulação de uma ideia de pardo-dilema confunde e impede a articulação de um movimento político negro brasileiro. O objetivo deste trabalho é analisar essas instâncias e questionar de que lado o pardo brasileiro está na luta política. Para tanto, foram utilizadas referências teóricas-metodológicas diversas, construindo-se num amplo diálogo que tomou a forma de um estudo teórico materialista, visando, primeiramente, a esclarecer a historicidade dos termos e, posteriormente, compreender como o caráter histórico da identidade está ligada à luta de classes brasileira.</p> Henrico Iturriet, Rafael Cardiano Copyright (c) 2024 Henrico Iturriet, Rafael Cardiano https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/69872 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 BRANQUITUDES E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: apresentação do dossiê https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/72350 <p>Este texto tem como foco os estudos das relações raciais a partir de um dos seus conceitos mais evidenciados nos últimos tempos: a(s) branquitude(s). Fundamentam-se, nesse sentido, os estudos que buscam abarcar os privilégios, as instituições, as relações sociais e as questões em torno do sujeito branco no Brasil de maneira crítica, teórica e empírica. Nesta apresentação, situamos brevemente algumas problemáticas em torno de sua história, de seus significados e (des)usos, assim como algumas questões que estão na base dos estudos sobre a temática. Por fim, segue-se uma apresentação dos trabalhos que compõem o dossiê.</p> Anderson dos Santos Cordeiro, Aristeu Portela Júnior, Giovanni Boaes Copyright (c) 2024 Anderson dos Santos Cordeiro, Aristeu Portela Júnior, Giovanni Boaes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/72350 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 “AUTOCRÍTICA DA BRANQUITUDE” NO INSTAGRAM: limites e possibilidades de um movimento https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70661 <p>A grande mobilização motivada pelos assassinatos brutais de negros nos Estados Unidos e no Brasil no ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19, virou uma chave importante de compreensão das lutas antirracistas. Nos discursos de ativistas negros e negras, não só os perpetradores diretos da violência racista estavam no alvo da luta por justiça racial, mas toda a branquitude de modo geral passou a ser acusada de demonstrar solidariedade apenas nas aparências, mas sem engajamento efetivo e comprometido. Sob efeito dessas pressões, jovens pessoas brancas criaram, naquele ano, perfis públicos antirracistas no Instagram para divulgar conteúdo autocrítico sobre sua própria branquitude. Em 2021, analisamos o conteúdo das publicações de sete destes perfis, realizamos entrevistas com seus criadores e participamos de rodas de conversa sobre o tema, organizadas por eles e elas de modo remoto. Em março de 2024, voltamos aos perfis no Instagram para analisar se a sua atuação havia tido continuidade ou se teria sido somente efeito momentâneo das pressões sofridas mais fortemente entre 2020 e 2022. Concluímos que houve uma diminuição sensível de atividade ou interrupção total, enquanto perfis de negros e negras se mantiveram ativos e ampliaram seguidores. Se, por um lado, isso evidencia que são de fato as pessoas negras que realmente mantêm constância e compromisso com as lutas antirracistas, por outro, procuramos trazer neste artigo alguns dos aprendizados que o engajamento em rede da branquitude (auto)crítica produziu para as pessoas brancas envolvidas no letramento racial em rede.</p> Geísa Mattos, Euvaldo Barros Copyright (c) 2024 Geísa Mattos, Euvaldo Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70661 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 DAR À LUZ: fotografia de parto e invisibilidade da mulher e da família negras no Instagram https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/69874 <p>A partir da observação de que há uma sub-representação de mulheres e famílias negras em fotografias de parto postadas na rede social Instagram, o presente artigo realizou um levantamento das imagens indexadas nesta rede com a hashtag #fotografiadeparto com o objetivo de verificar as cores dos sujeitos fotografados observando a existência efetiva desta sub-representação. Para isso, usou-se um levantamento quantitativo de 249.863 publicações indexadas com a hashtag #fotografiadeparto, feita com o suporte da plataforma Gephi na etapa de coleta das imagens, acompanhado de uma análise qualitativa dessas imagens, organizadas em mosaico para melhor visualização. Chegou-se ao resultado de que a grande maioria das imagens postadas se refere a mulheres e famílias brancas. Como conclusão ficou observado que a sub-representação de mulheres e famílias negras em fotografias de parto invisibiliza o parir dessas mulheres e reforça estereótipos de raça e processos de violência obstétrica que são ao mesmo tempo causa e resultado desta sub-representação.</p> Carolina Figueiredo Copyright (c) 2024 Carolina Figueiredo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/69874 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 O AVESSO DA PELE: o pacto da branquitude e a censura como estratégia de silenciamento e manutenção de poder https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70667 <p>O presente estudo objetiva examinar as manifestações contemporâneas do pacto narcísico da branquitude no Brasil, com ênfase na censura ao livro <em>O avesso da pele</em> de Jeferson Tenório (2020), ocorrida em escolas de alguns estados brasileiros em 2024. A metodologia fundamenta-se em dois eixos: o conceito de pacto narcísico da branquitude, definido por Cida Bento (2022) e a análise do episódio de censura à obra de Tenório. Adicionalmente, foram realizadas análises de trechos do livro, relacionando-os com questões de estruturação e perpetuação do racismo no Brasil. A fundamentação teórica inclui contribuições de Jessé Souza (2017), Silvio Almeida (2019), Kabengele Munanga (2005) e Lélia Gonzalez (2020), proporcionando uma base para a compreensão das complexidades do racismo no contexto brasileiro. As discussões sobre o papel da literatura na educação antirracista foram embasadas por Bárbara Carine Pinheiro (2023), Chimamanda Ngozi Adichie (2019) e Conceição Evaristo (2009), ao destacar a importância de narrativas diversificadas e representativas na formação de uma consciência crítica e inclusiva. Este artigo pretende contribuir para a compreensão das dinâmicas raciais e sociais, promovendo um diálogo inclusivo e transformador atendendo ao apelo para a construção de novos pactos civilizatórios, conforme proposto por Bento (2022).</p> Eliane da Silva, Júlia Batista Alves Copyright (c) 2024 Eliane da Silva, Júlia Batista Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70667 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 “DESCULPA, É QUE VOCÊ NÃO TEM CARA DE...”: a branquitude e o privilégio da normalidade em ambientes corporativos https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70489 <p>O presente artigo propõe discussão acerca das relações entre raça, trabalho e poder a partir do entendimento que Bento (2002) e Schucman (2012) apresentam sobre o conceito de branquitude. Para as autoras, tal conceito tem sido determinante na estrutura das relações raciais, sobretudo no contexto brasileiro. Por isso, é de suma importância que seja tomado como referência também para as relações trabalhistas. Verifica-se, portanto, que, no Brasil, assim como em outras sociedades forjadas na exploração escravagista, trabalho e raça estão imbricados e seus desdobramentos permanecem produzindo marcações sociais hierarquizadas. Observa-se ainda que a principal delas está ligada ao estereótipo de ocupação de cargos subalternos e de liderança. Qualquer perfil que subverta tal pressuposição é encarado com surpresa — aqui denominada <em>susto racial</em> — geralmente através da linguagem, evidenciando o que Carneiro (2023) avalia como “dispositivo de racialidade”. A branquitude, apoiada no privilégio da normalidade, perpetua valores e práticas excludentes, fomentando a estrutura racista (Almeida, 2019) que organiza a sociedade. Desse modo, buscou-se investigar, por meio de revisão bibliográfica e reflexão teórica, os modos de organização e ação do racismo nas relações trabalhistas brasileiras, sobretudo em cargos de liderança, comumente associados a perfis brancos, além de suas implicações pessoais e sociais. Concluindo-se que a meritocracia não se sobrepõe às questões raciais, agindo apenas como mais um fator que desvirtua o foco sobre a influência racial nas relações de poder. Observando-se também que, mesmo após os muitos anos que separam a escravidão das ações afirmativas, pessoas negras permanecem como figuras não reconhecidas em postos de relevância, posições de destaque, decisão e poder, sobretudo em ambientes corporativos.</p> Marllon do Nascimento Conceição Copyright (c) 2024 Marllon do Nascimento Conceição https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70489 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 BRANQUITUDE, SISTEMA RACIAL DE JUSTIÇA CRIMINAL E PROCESSOS (DE)COLONIAIS: uma análise crítica discursiva https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70561 <p>Em 2020, uma magistrada branca, vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), publicou uma nota de esclarecimento após a repercussão pública da sentença judicial em que descreveu um réu negro como membro de um grupo criminoso devido à sua raça. Assim, discute-se neste estudo o fenômeno da branquitude e a consequente manutenção de pactos narcísicos da branquitude no sistema judiciário brasileiro, identificado por meio da análise de discurso crítica (ADC), em uma nota veiculada no site da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). Sob uma abordagem qualitativa com propósito descritivo, na análise da ordem discursiva apreendida na nota, observou-se um processo de manutenção de pactos narcísicos da “branquitude” para reforçar o mito da democracia racial no Brasil, enquanto sustenta-se a lógica colonial-moderna-capitalista para constituir um lócus de poder e privilégio. Bem como, neste caso, por meio do caráter institucional do Poder Judiciário, há o reforço do sistema racial de justiça criminal que (re)age através da violência e dominação dos corpos não-brancos e da interseccionalidade para potencializar políticas de empobrecimento em proveito do capitalismo e do avanço civilizatório.</p> Pedro Henrique Alves Santos, Uebert Vinicius das Neves Ramos, Jeifa Alice Jericó Copyright (c) 2024 Pedro Henrique Alves Santos, Uebert Vinicius das Neves Ramos, Jeifa Alice Jericó https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70561 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 CAPITALISMO PERIFÉRICO E A MATERIALIDADE IDEOLÓGICA DA BRANQUITUDE NO BRASIL https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70541 <p>O artigo analisa a branquitude como ideologia na formação social do Brasil e seu papel na reprodução das relações sociais capitalistas. O texto parte da revisão do tratamento do tema pela literatura nacional, destacando, nesta bibliografia, as discussões sobre racismo, caráter dependente do capitalismo brasileiro e superexploração. A seguir, nossa análise materialista da branquitude se subsidia na categoria <em>ideologia</em>, definida como processo discursivo de reprodução da forma social hegemônica, conforme tratada por Eagleton (1997). Como resultado, o artigo conclui que a branquitude oferece formas ilusórias para universalizar representações, inclusive racial-fenotípicas, de ser sujeito humano; transforma desigualdades em efeitos de traços projetados como naturais; unifica classes sociais em torno da necessidade da reprodução da sociedade tal como ela se apresenta; racionaliza desigualdades e opressões; orienta práticas concretas; e legitima as relações sociais existentes sob o capital na periferia. Em última instância, o estudo aponta que a branquitude contribui para a reprodução das relações sociais no capitalismo periférico.</p> Fernanda Zeni de Avila, Carla Macedo Martins Copyright (c) 2024 Fernanda Zeni de Avila, Carla Macedo Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70541 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 O LUGAR DA BRANQUITUDE NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO ESCOLAR: um diálogo necessário https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70697 <p>O objetivo deste artigo é discutir como o educador branco pode contribuir para uma educação antirracista mais efetiva, visto que há uma grande escassez de debate sobre o tema. Assim, trataremos sobre educação, branquitude e lugar de fala, tal como a importância de uma formação voltada para a decolonialidade no contexto escolar. Dessa forma, entenderemos a importância de uma educação afetiva, que promova aprendizado por meio do respeito e da elevação da autoestima de pessoas negras, bem como a compreensão da complexidade da branquitude e suas camadas na sociedade. Através de entrevistas realizadas com professoras que atuam no ensino básico do estado do Rio de janeiro, discutimos também conceitos de branquitude (Bento, 2022), assim como a importância de uma perspectiva intercultural crítica e decolonial (Walsh, 2012) na construção de uma educação antirracista.</p> Rafael dos Santos Lazaro, Isabelle Cerezo Copyright (c) 2024 Rafael dos Santos Lazaro, Isabelle Letícia Cerezo Cabreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70697 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 QUEM PARTICIPA DO JOGO DA BRANQUITUDE? Do perigo ao privilégio amarelo https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70480 <p>Partindo de uma revisão histórica, neste ensaio, propomos uma reflexão sobre o conceito de <em>amarelitude</em>, defendendo a ideia de que é essencial incluir a <em>amarelitude</em> na análise do racismo estrutural, para compreender a complexa relação racial no Brasil. Primeiro, voltamos na história, citando alguns pontos importantes da imigração chinesa, sul-coreana e japonesa. Em seguida, trazemos os significados e simbologias do que seria o perigo amarelo, ao mesmo tempo em que questionamos a construção do estereótipo de uma minoria modelo. Por fim, articulamos essas transformações na narrativa histórica para debater esse <em>não-lugar</em> ocupado pelas pessoas amarelas dentro do jogo da branquitude. Esperamos, com este manuscrito, contribuir para uma maior compreensão das relações raciais, despertando uma maior conscientização racial por parte das pessoas na sociedade brasileira.</p> Aline Chima Komino, Gabriel do Carmo Yamamoto, Elisa Yoshie Ichikawa Copyright (c) 2024 Aline Chima Komino, Gabriel do Carmo Yamamoto, Elisa Yoshie Ichikawa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70480 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 Entrevista Dossiê | “A BRANQUITUDE NÃO PODE SER ANTIRRACISTA...”: um diálogo com Lia Vainer Schucman https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70465 <p>O que é a branquitude? Como analisar os privilégios dados aos indivíduos brancos? A branquitude pode ser antirracista? Estas e outras questões são analisadas e respondidas pela professora Drª Lia Vainer Schucman nesta entrevista, em que avalia temas importantes e oportunos na agenda de investigação das relações étnico-raciais no Brasil. Lia Vainer Schucman é pesquisadora e referência nos estudos sobre branquitude no Brasil. Nesta entrevista, ela compartilha suas observações sobre o campo, os estudos contemporâneos e as tensões que o tema tem despertado, além de suas análises e proposições desde o início de sua atuação na área, incluindo questões e autores que a influenciaram no estudo da temática.</p> Lia Vainer Schucman, Anderson dos Santos Cordeiro Copyright (c) 2024 Anderson dos Santos Cordeiro, Lia Vainer Schucman https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70465 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 A PROPOSTA DE MARIO MIELI PARA UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70346 <p>O presente texto refere-se à resenha do livro <em>Por um comunismo transexual: elementos de crítica homossexual</em>, do italiano Mario Mieli, lançado pela Editora Boitempo, no ano passado, 2023. Inicialmente, fez-se uma breve apresentação da biografia do autor para, em seguida, apresentar a obra, a qual foi dividida em oito partes: uma parte denominada de <em>Premissa</em>, seis capítulos e o <em>Fim</em>. Foi dada particular importância ao primeiro capítulo, pois é nele onde Mieli apresenta as bases para sua crítica e para sua proposta de transformação social. O livro foi escrito a partir das lentes teóricas do marxismo e da psicanálise freudiana, levando em conta a experiência de Mieli no movimento homossexual. Em linhas bastante resumidas, Mieli realiza uma crítica ao capitalismo e à forma como esse sistema subjuga as sexualidades, de modo que a proposta para a transformação social daquele perpassa pela liberação sexual, mediante o retorno à transexualidade polimorfa infantil. O “transexual”, para o autor, não tem o sentido hodierno; sendo a “disponibilidade erótica potencial” presente nas crianças e cadastrada ao longo do processo de socialização pela “Norma” heterossexual. O transexual, de Mieli, constitui, assim, um ideal político a ser recuperado, o qual inspirou, inclusive, o título brasileiro da obra.</p> Caroline Sátiro de Holanda Copyright (c) 2024 Caroline Sátiro de Holanda https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70346 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E RACISMO: reflexões sobre as relações étnico-raciais na EJA na dissertação de Thâmara Borges https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70511 <p>Na sua dissertação, Thâmara Borges faz um apanhado da primeira concepção de Educação fomentada por instituições não governamentais, tais como o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Movimento de Educação de Base (MEB), sob a liderança da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), entre outras. Ela apresenta uma concepção teórica e prática de docentes no que concerne ao racismo, identificando como o ensino de relações étnico-raciais foi desenvolvido na escola em que realiza sua pesquisa, a partir da perspectiva histórica. O objetivo final é contribuir mais efetivamente com o trabalho teórico-metodológico em sala de aula, buscando maior visibilidade e conscientização sobre a temática da educação das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos (EJA), que, para a autora, continua a ser uma “alfabetização aligeirada para o trabalho” frente aos problemas educacionais da população pobre, majoritariamente negra, com projetos emergenciais, em vez de investir em reformas estruturais. Em diálogo com Nilma Lino Gomes, Borges enfatiza as ações do movimento para democratizar a educação formal e de qualidade para negros/as, incluindo a inserção da cultura e história afro-brasileira no currículo dos ensinos fundamental e médio, conforme a Lei 10.639 de 2003.</p> Ana Lúcia Mathias Fernandes Coelho, Henrique Cunha Junior Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Mathias Fernandes Coelho, Henrique Cunha Junior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/caos/article/view/70511 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 -0300