ThinkTank: Um Jogo Construtivista para Ensino de Pensamento Computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2020v4n2.52166

Palavras-chave:

jogos sérios, pensamento computacional, construcionismo

Resumo

Este artigo discute e apresenta o desenvolvimento do jogo Thinktank, com base construtivista  para o ensino de pensamento computacional e programação. O jogo faz uso de programação em blocos em uma mecânica de fácil entendimento para atingir públicos variados, com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Um diferencial deste jogo é a competição multijogador em tempo real pela internet, que permite a aprendizes se desafiarem e jogarem em arenas competitivamente, estimulando-os a melhorar e aprender continuamente novos algoritmos e estratégias para ganhar a partida.  É apresentado um protótipo inicial do jogo, bem como futuras direções de pesquisa e melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Natucci, UNICAMP/Doutorando em Tecnologias para Educação

Cientista da Computação, mestre em Engenharia Elétrica e doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalha e pesquisa sobre tecnologias educacionais para o aprendizado de habilidades do século XXI, e é membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e do Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG) com foco em jogos e gamificação, É sócio-fundador da A2Makers, uma edtech de gamificação e jogos educacionais, organizador do Meetup Aprendetech Campinas, com mais de 300 membros voltados para discussão de psicologia, aprendizado e novas tecnologias.

Marcos Augusto Francisco Borges, UNICAMP/Professor

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal, em 2009. Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004 e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação científica na UNICAMP em 2010 e 2011. Orientador do segundo melhor trabalho de conclusão de curso do CTD-IE do evento SBIE 2011 e do terceiro melhor trabalho de mestrado do CTD-IE do CBIE 2013. Atualmente é professor assistente e professor pleno no programa de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Na UNICAMP é coordenador do laboratório LIAG (laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão). Na universidade, atua principalmente nos seguintes temas: informática na educação e Lean (production, IT e Startup).

Downloads

Publicado

2020-11-07

Como Citar

Coutinho Natucci, G., & Francisco Borges, M. A. (2020). ThinkTank: Um Jogo Construtivista para Ensino de Pensamento Computacional. Comunicações Em Informática, 4(2), 12–15. https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2020v4n2.52166

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)