ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO A CONDIÇÃO DE COR E SEXO

Autores

  • Érica Jaqueline Soares Pinto
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho
  • Glória Rabay

Resumo

As relações etnicorraciais, assim como as relações de gênero, ainda apresentam um cenário de desigualdades que muitas vezes são produzidas e/ou reproduzidas na escola por uma cultura racista e sexista. Nesse cenário, destaca-se a situação das mulheres negras, que enfrentam maiores dificuldades para pleitear cursos superiores de prestígio e ocupar posições profissionais importantes. Considerando essa problemática, este texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre as perspectivas de formação profissional de alunas brancas, pardas e negras do Liceu Paraibano, a mais antiga e prestigiosa escola pública de ensino médio da Paraíba. Pretende-se chamar atenção para a relação entre as variáveis cor e sexo e as escolhas de cursos superiores por estudantes do ensino médio. Palavras-chave: Etnia/raça, gênero, escolhas profissionais, ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Jaqueline Soares Pinto

Pedagoga, mestranda em Educação na linha de Estudos Culturais da Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPB.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Professora Pesquisadora CNPq. Doutora em Educação. Integrante do PPGE/UFPB e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero/UFPB.

Glória Rabay

Professora Pesquisadora CNPq. Doutora em Ciências Sociais. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero/UFPB

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais