Autores
-
Didier Jean Georges Guigue
UFPB
-
Charles de Paiva Santana
UFPB
Resumo
tradução do artigo: DUFOURT, Hugues. "Música Espectral".
Neste texto o autor discute a influência que a revolução tecnológica exerceu sobre o pensamento musical no séc. XX, desembocando em movimentos estéticos que trabalham diretamente com as dimensões internas da sonoridade. O autor confronta sistematicamente esta música, que ele chama de “espectral”, com aquela a que esta se opõe e que a precede: a música serial.
tradução do artigo: LÉVY, Fabien. "Gérard Grisey, uma nova gramatologia provinda do fenômeno sonoro".
No presente artigo o autor apresenta o contexto sociopolítico e cultural do qual surgiu a música espectral francesa e outros movimentos estéticos contemporâneos que se voltaram para o fenômeno sonoro e/ou buscaram “matizar” a combinatória do serialismo integral. O autor prossegue diferenciando a música espectral, especialmente a de Grisey, destas outras correntes estéticas. A partir dos conceitos deste compositor sobre tempo, processo e objeto sonoro, o autor propõe como desafio aos compositores e teóricos contemporâneos uma nova grafologia para estas novas gramáticas da composição musical.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Didier Jean Georges Guigue, UFPB
é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, onde atua nas áreas de Musicologia e História da Música do Século XX, Sonologia e Tecnologia Aplicada. Pesquisador e consultor do CNPq e de outros órgãos nacionais de fomento, dirige um grupo interdisciplinar de pesquisas integrando computação e análise da música do século XX, o Mus3. Tem quatro livros publicados, vários artigos científicos em revistas brasileiras e estrangeiras e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Atua também como compositor e performer, essencialmente nos campos das músicas digitais e expressões multimídia.
Charles de Paiva Santana, UFPB
é formado em licenciatura em música pela UFPE. A partir de 2007 vem desenvolvendo, com a orientação do musicólogo Didier Guigue, pesquisa sobre princípios composicionais na obra de Gérard Grisey e análise musical assistida por computador. No grupo de pesquisa Mus3 colaborou no desenvolvimento de ferramentas computacionais de assistência à análise e composição, na chamada SOAL (Sonic Object Analysis Library). Participou da oficina de computação musical do IRCAM no Museu da Imagem e do Som, assim como do Festival Acanthes, em Metz, França, onde foi bolsista. Atualmente está concluindo curso de mestrado pela UFPB.