Pianista paranaense, Ingrid Barancoski é Doutora em Piano pela Universidade do Arizona (com concentração secundária em Teoria da música) e Mestre em Artes-Música pela Eastern Illinois University. Participou também de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França), e de master classes com Ivonne-Loriod Messiaen, Roger Muraro, Ian Hobson e Bruno Canino, entre outros. É detentora de premiações em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais The President´s Competition (Universidade do Arizona, EUA) e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália). Suas atividades incluem concertos como solista e camerista. Já atuou com diversas orquestras como a Sinfonia Cultura, a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, a Orquestra da Universidade do Arizona, a Orquestra de Câmera de Curitiba e a Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência de Lutero Rodrigues, Roberto Duarte, Dario Sotero Calvo e John Roscigno. Como camerista atuou ao lado de músicos como a soprano Martha Herr, a violinista Constanza Prado e o flautista Helder Parente. Suas inúmeras apresentações solo incluem recital na série Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago Cultural Center, EUA) e apresentações em diversos estados e capitais brasileiras, além de México, Venezuela, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, de Scarlatti a Boulez, com especial interesse para a música contemporânea e a música brasileira. Já executou mais de 25 estréias nacionais e mundiais de obras de compositores como Almeida Prado, Marlos Nobre, Roberto Victorio, Dawid Korenchendler, Agnaldo Ribeiro, Antonio Celso Ribeiro, Ricardo Tacuchian, Silvio Ferraz e George Walker. Vários compositores tem dedicado obras a ela como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Orlando Alves e Roberto Victorio. Dentre os festivais em que já atuou como docente e/ou concertista estão o Festival Virtuosi, a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Artes da UFPR, o Festival de Inverno do Rio, o Festival de Música de Câmera de Curitiba e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Desde 1998 atua como docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, com atuação nas áreas de piano, música de câmera, história da música, práticas interpretativas e pedagogia do piano. Dedica-se igualmente à pesquisa. Seus interesses abrangem, entre outros, a música contemporânea e sua utilização pedagógica no ensino de instrumentos. Em 2014 realizou master classes e conferências na Escola de Música de Karlsruhe sobre a música de Almeida Prado. Tem participado de congressos internacionais como a última Conferência Internacional da College Music Society (Buenos Aires, 2013), o IV Simpósio Internacional de Música Latino-Americana (Universidade do Arizona, EUA, 2013), Music & the Moving Image 2014 (New York University, EUA) e tem vários artigos publicados em periódicos especializados da área. É afiliada da College Music Society (onde é membro da comissão de assuntos internacionais), do Centre International Nadia et Lili Boulanger e da ANPPOM.