Autoria e cooperação em duas obras musicais: Sobre Chão Móvel e Noite Branca.

Autores

  • Alexandre Sperandéo Fenerich UFJF

Resumo

O presente artigo pretende problematizar, a partir de dois trabalhos musicais de seu autor - Sobre Chão Móvel e Noite Branca - como o processo de criação das mesmas distanciou-se da relação estabelecida pelo modelo tradicional da música da tradição ocidental, em que a hierarquia compositor/intérpretes é marcada. Discute ainda o papel da autoria nesta tradição e, a partir do processo criativo apresentado pelas obras, propõe um outro dispositivo de criação que inclui os intérpretes enquanto participantes ativos na composição da obra. Este dispositivo garante, todavia, que elementos propriamente autorais não sejam perdidos – estes tidos, neste contexto, enquanto necessários para que um primeiro delineamento musical se efetue, os quais podem posteriormente ser modificados no decorrer do processo de criação das obras – este sim efetivamente coletivo e integrador de múltiplas “formações politécnicas”.

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Biografia do Autor

Alexandre Sperandéo Fenerich, UFJF

é professor adjunto do Instituto de Artes e Design  da Universidade Federal de Juiz de for a - IAD – UFJF . Membro do Mestrado em Artes, Tecnologias e Linguagens do mesmo instituto. Compositor e sound designer. Doutor em musicologia pela USP (2012) com pesquisa sobre a relação entre música concreta, intimidade e voz. Trabalha com composição musical sobre mídias digitais, com foco em live eletronics, espacialização aural e performances audiovisuais ao vivo. Participou de projetos internacionais como compositor e sound designer na Alemanha, em Portugal e no Brasil, além de diversos festivais de música e artes digitais (Festival Ibrasotope, Live Cinema, Bienal de Música Contemporânea Brasileira, Bienal Música Nova de Curitiba, ZKM, Münchener Bienalle, Futura (France), Beliner März Musik). Tem trabalhado desde 2001 com compositores, diretores de cinema, dançarinos, artistas visuais e teatrólogos. Trabalha desde 2005 com Tato Taborda em seu multi-instrumento Geralda e realizou a espacialização sonora, em projeto de automação em 24 canais, de sua ópera A Queda do Céu, que contou com récitas em Munique, Viena e São Paulo. Trabalha com Giuliano Obici no Duo N-1, centrado em experimentações sonoras e audiovisuais, com quem tocou em diversos festivais no Brasil e na Alemanha. Participa do grupo de criação musical colaborativa Personna, com Fernando Iazzetta, Rodolfo Caesar e Lilian Campesato. Ganhou diversos prêmios e editais com seu trabalho, como o Prêmio Funarte de Composição Clássica (2005).

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Publicado

2013-11-01

Edição

Seção

Artigos