A escrita axiomática como vetor de uma epistemologia do obstáculo e de uma poética composicional própria
Resumo
A ideia principal deste artigo é evidenciar o potencial expressivo, crítico e comunicativo de uma poética musical axiomática, esta entendida como um discurso fundado sobre uma linguagem obstacularizada. Tal poética pressupõe a manipulação de propriedades comunicativas de uma causalidade específica configurada nos limites cognitivos inerentes à intermitência orgânica da linguagem. A reflexão sobre esta causalidade manipulável está aqui organizada a partir da interlocução com quatro abordagens distintas deste arranjo simbólico da linguagem enquanto “obstáculo”. São elas: (1) o axioma e a “máquina de produzir desordem” de Italo Calvino, (2) a representação estética e o potencial de redenção conceitual dos fenômenos na filosofia da linguagem de Walter Benjamin; (3) os “obstáculos” cognitivos e a interrupção da lógica narrativa causal em Carola Bauckholt e Stefano Gervasoni, (4) o dado morfológico como senha de acesso ao nexo formal do discurso composicional para a performance e para abordagem crítica das obras musicais
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Impren-sa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
______. Origem do drama trágico alemão. (tradução de João Barrento), Lisboa: Assírio Alvim, 2004.
CALVINO, Ítalo. Assunto Encerrado: discursos sobre literatura e socieda-de. (tradução Roberta Barni), São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
______. Por que ler os clássicos. (tradução Nilson Moulin), São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
______. Todas as cosmicômicas. (tradução Ivo Barroso e Roberta Barni), São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
______. Seis propostas para o próximo milênio. (tradução Ivo Barroso), São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
COSTA, Valério Fiel da. O lugar da performance na música indetermina-da cageana. In: Revista de música Hodie. Goiás: UFG, vol. 17, n. 1, p. 7-18, 2017.
______. Morfologia da obra aberta. Curitiba: Editora Prismas, 2016.
FERRAZ, Bruna Fontes. O universo em um livro: as cosmicômicas, de Íta-lo Calvino. Belo
Horizonte: UFMG, 2013. (dissertação de mestrado)
GERVASONI, Stefano. De l’in-expressivité (et de l’éclectisme): expressions suspendues - une approche ambiguë vers une vielle idée. Disponível em <http://www.stefanogervasoni.net/index.asp?page=writings&id=2,> Acesso em 11 de maio de 2019.
OBERSCHMIDT, Jürgen. (Hg). Geräuschtöne: Über die Musik von Carola Bauckholt. Regensburg: ConBrio Verlagsgesellschaft, 2014.