Uma certa tendência do filme musical de Hollywood

Autores

  • Jorge Manuel Neves Carrega Universidade do Algarve

Resumo

No início da década de 1930, os grandes estúdios californianos desenvolveram um modelo para a comédia musical, que se tornaria emblemático do cinema de Hollywood até meados da década de 1960. Para o efeito, apostaram no mais popular vocalista deste período, Bing Crosby, o crooner cujo estilo influenciou gerações de cantores norte-americanos, entre os quais estrelas como Dean Martin, Elvis Presley e Pat Boone, que foram os grandes protagonistas de uma tendência do filme musical de hollywoodiano que privilegiava cantores populares de estilo naturalista, capazes de interpretar canções sem evidenciar a técnica vocal.

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Biografia do Autor

Jorge Manuel Neves Carrega , Universidade do Algarve

Jorge Manuel Neves Carrega é pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, no Portugal. Possui pós-doutorado em Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea (CIAC/UAlg, 2018), e é doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (2014). Lecionou as disciplinas de "História do Cinema" e "Cinema e Outras Artes" ao curso de Estudos Artisticos da Universidade do Algarve, além das disciplinas de História da Cultura e Recursos Culturais do Algarve no INUAF-Instituto Superior D. Afonso III. É autor do livro Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood (2009). Publicou diversos artigos sobre cinema e património cultural em revistas científicas, incluindo: "Orson Welles y el cine de Hollywood en la década de 1940" na Revista Ámbitos (Espanha) e "Entre a História e o Mito: a arte do Oeste Americano no Western de Hollywood" na Revista Metakinema (Espanha).

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