Entre a alegria e o desespero: diálogos musicais entre o LP Caetano Veloso de Caetano Veloso e o LP Alucinação de Belchior no panorama dos anos 1960 e 1970

Autores

  • Wlisses James de Farias Silva Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente artigo procura estabelecer um paralelo entre o segundo LP do compositor brasileiro Caetano Veloso, lançado em 1968, e o segundo LP do compositor, também brasileiro, Antônio Carlos Belchior, lançado em 1976, e a partir desse paralelo, traçar a mudança de visão sobre a realidade brasileira e global entre o fim dos anos 1960 e a segunda metade dos anos 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wlisses James de Farias Silva, Universidade Federal do Acre

Licenciado em História, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (Dissertação: A esquerda no Acre: O debate sobre o desenvolvimento (1970 – 2001)). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese: Heavy Metal no Brasil: os incômodos perdedores (década de 1980). Obs: a tese foi publicada em livro e está disponível nos sites: www.Biblioteca24horas.com.br e www.livrariacultura.com.br. Professor da área de História da Universidade Federal do Acre, vinculado ao CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), ministra as disciplinas de História Contemporânea I e História Contemporânea II nos cursos de licenciatura e bacharelado em História da UFAC. Tem artigos publicados sobre skinheads, heavy metal e pesquisa na história contemporânea em geral.

Referências

ARAÚJO, Maria Sarieddine. Tropicacosmos: Interseções estéticas a partir da música de Caetano Veloso e do cinema de Glauber Rocha. Disser-tação de mestrado. UFMG. 2014. 102 pg.
CARLOS, Josely Teixeira. Muito além de um rapaz latino-americano vindo do interior: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. Dissertação de mestrado. UFCE.2007. 272 pg.
HOBSBAWM, Eric J. (1995), Era dos extremos: o breve século XX (1914 - 1991). Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo. Cia das Letras.
MERHEB, Rodrigo. O som da revolução: uma história cultural do rock, 1965-1969. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
SILVA, Wlisses James de Farias.. – Heavy Metal no Brasil: uma breve história social (década de 1980).- São Paulo: Ed. Biblioteca 24 horas, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

Artigos