Diálogos pedagógicos em torno da criação de uma (trans)disciplina: uma autoetnografia dramatúrgica

Autores

  • Luiz Ricardo Ballestro
  • Marilia Velardi

Resumo

Esse texto, composto de aspectos reflexivos e performáticos, busca compartilhar, descrever e contextualizar ações, vivências e percepções em torno da criação de uma (trans)disciplina dentro de um curso de graduação em Canto e Arte Lírica. Aqui, relatamos um pouco do que tem sido possível pensarmos e fazermos no nosso percurso conjunto em torno da criação dessa (trans)disciplina a qual, antes de sua total reformulação, era orientada pelos habituais modos de entender o corpo, a cena, a interpretação e a performance vocal no campo da música de concerto e da ópera. Assumidamente pessoal e artística, a proposta desvela como uma autoetnografia dramatúrgica, para além de sua pertinência estética e formal, pode nos colocar em contato com uma trama de elementos éticos, políticos, artísticos e pedagógicos sentidos no cotidiano da atuação de docentes e pesquisadores do campo das Artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-10-15