https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/issue/feedDLCV2025-03-26T00:00:00-03:00Editoriarevistadlcv.ufpb@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista DLCV (UFPB) - Língua, Linguística & Literatura tem como objetivo divulgar estudos inéditos de caráter teórico, experimental ou aplicado, na área de Linguística, Literaturas e Letras Clássicas. A Revista é vinculada ao <a href="http://www.cchla.ufpb.br/dlcv/">Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas</a> e ao <a href="http://www.cchla.ufpb.br/dlpl">Departamento de Língua Portuguesa e Linguística</a> da UFPB, e publica artigos, ensaios, traduções, entrevistas e resenhas elaborados por profissionais vinculados ao ensino e à pesquisa nas áreas em questão, garantindo, assim, efetiva diversidade de temas e a livre afiliação teórica dos autores, zelando pela qualidade das discussões através de uma rigorosa seleção dos textos submetidos à publicação.</p>https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/67095O estudo dos pronomes no ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros2025-03-22T16:53:54-03:00Milena Magalhães Gomesmilenamagalhaes.adv@gmail.comRosana Costa de Oliveirarosana.ufpb@gmail.com<p>Considerando a relevância de viabilizar o ensino e aprendizagem do Português Brasileiro (PB) para estrangeiros, é importante reconhecer os principais traços linguísticos que influenciam nesse processo. Nessa perspectiva, o artigo aborda a sociolinguística, a partir da “teoria variacionista”, de William Labov, no que tange ao uso dos pronomes nas modalidades oral ou escrita. A partir de uma breve análise das gramáticas normativas e descritivas, é possível identificar diferentes formas no uso dos pronomes – especificamente: “tu” e “você”; “nós” e “a gente”; “seu(s)”/“sua(s)” e “dele(s)”/“dela(s)”. Em paralelo, este trabalho analisa o mesmo conteúdo nos livros didáticos voltados ao ensino da língua para estrangeiros, a fim de identificar sua abordagem no que diz respeito às peculiaridades morfossintáticas desses pronomes. O trabalho contempla a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva dos livros didáticos mais utilizados por estrangeiros, e discute a aplicabilidade desses livros para uso dos profissionais da educação.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 DLCVhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65229O estágio como égide profissional do educador2022-12-21T11:25:40-03:00Gabriel Ferreira Melo de Oliveiraferreirag879@gmail.comLiliane Afonso de Oliveiraliliane.afonso@ufra.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho é um relato de experiência, pois busca discutir, após práticas vivenciadas no Estágio Supervisionado I, realizado pelo graduando do curso de Licenciatura em Letras-Português, na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Virgilio Libonati. A partir disso, este relato tem como finalidade comparticipar as experiências vivenciadas no âmbito escolar no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula da turma observada, refletir sobre as práticas utilizadas e amparar a discussão sobre o processo entre teoria e prática. Logo, o escopo do estudo está amparado por meio de pesquisa bibliográfica aos pensamentos de Antunes (2003), Belotti (2010), Pimenta (2002), entre outros. A partir do analisado em sala de aula, a importância do Estágio Supervisionado torna-se vital devido à necessidade do conhecimento da realidade do ensino de português.</span></p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 DLCV