DLCV
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<p>A revista DLCV (UFPB) - Língua, Linguística & Literatura tem como objetivo divulgar estudos inéditos de caráter teórico, experimental ou aplicado, na área de Linguística, Literaturas e Letras Clássicas. A Revista é vinculada ao <a href="http://www.cchla.ufpb.br/dlcv/">Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas</a> e ao <a href="http://www.cchla.ufpb.br/dlpl">Departamento de Língua Portuguesa e Linguística</a> da UFPB, e publica artigos, ensaios, traduções, entrevistas e resenhas elaborados por profissionais vinculados ao ensino e à pesquisa nas áreas em questão, garantindo, assim, efetiva diversidade de temas e a livre afiliação teórica dos autores, zelando pela qualidade das discussões através de uma rigorosa seleção dos textos submetidos à publicação.</p>pt-BR<p>Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural. </p>revistadlcv.ufpb@gmail.com (Editoria)revistadlcv.ufpb@gmail.com (Equipe de Assessoramento Editorial)Wed, 26 Mar 2025 00:00:00 -0300OJS 3.3.0.5http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60O estudo dos pronomes no ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros
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<p>Considerando a relevância de viabilizar o ensino e aprendizagem do Português Brasileiro (PB) para estrangeiros, é importante reconhecer os principais traços linguísticos que influenciam nesse processo. Nessa perspectiva, o artigo aborda a sociolinguística, a partir da “teoria variacionista”, de William Labov, no que tange ao uso dos pronomes nas modalidades oral ou escrita. A partir de uma breve análise das gramáticas normativas e descritivas, é possível identificar diferentes formas no uso dos pronomes – especificamente: “tu” e “você”; “nós” e “a gente”; “seu(s)”/“sua(s)” e “dele(s)”/“dela(s)”. Em paralelo, este trabalho analisa o mesmo conteúdo nos livros didáticos voltados ao ensino da língua para estrangeiros, a fim de identificar sua abordagem no que diz respeito às peculiaridades morfossintáticas desses pronomes. O trabalho contempla a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva dos livros didáticos mais utilizados por estrangeiros, e discute a aplicabilidade desses livros para uso dos profissionais da educação.</p>Milena Magalhães Gomes, Rosana Costa de Oliveira
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/67095Wed, 26 Mar 2025 00:00:00 -0300O estágio como égide profissional do educador
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<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho é um relato de experiência, pois busca discutir, após práticas vivenciadas no Estágio Supervisionado I, realizado pelo graduando do curso de Licenciatura em Letras-Português, na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Virgilio Libonati. A partir disso, este relato tem como finalidade comparticipar as experiências vivenciadas no âmbito escolar no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula da turma observada, refletir sobre as práticas utilizadas e amparar a discussão sobre o processo entre teoria e prática. Logo, o escopo do estudo está amparado por meio de pesquisa bibliográfica aos pensamentos de Antunes (2003), Belotti (2010), Pimenta (2002), entre outros. A partir do analisado em sala de aula, a importância do Estágio Supervisionado torna-se vital devido à necessidade do conhecimento da realidade do ensino de português.</span></p>Gabriel Ferreira Melo de Oliveira, Liliane Afonso de Oliveira
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