A COMERCIALIZAÇÃO DO CRISÂNTEMO DE CORTE E EM VASO: UM ESTUDO DE CASO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA E MACIÇO DE BATURITÉ

Autores

  • Antônio Régis Barroso Brito
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima
  • Ahmad Saeed Khan
  • João Batista Salmito Alves de Almeida

Resumo

O presente trabalho objetiva caracterizar a cadeia produtiva do crisântemo de corte e em vaso nos agropólos da Região Metropolitana e do Maciço de Baturité, utilizando como referencial teórico o enfoque sistêmico e os conceitos de cadeia produtiva para, a partir daí, detectar quais os elos da cadeia produtiva dos crisântemos e seus principais entraves. Foram também calculadas as margens de comercialização dos crisântemos nos três níveis de mercado: produtor, mercado atacadista e mercado varejista. O estudo foi realizado através de aplicação de questionários aos produtores da região. A análise de dados foi fundamentada utilizando-se a metodologia hipotético-descritiva, através do enfoque sistêmico como fundamentação do estudo. Os resultados obtidos mostraram que a cadeia produtiva de crisântemo na região pesquisada é bem definida contendo todos os elos da cadeia: fornecedores de insumo, produtores, atacadistas e varejistas. Porém, o estudo verificou uma dependência do mercado cearense na aquisição de alguns insumos, principalmente mudas que são importadas, em sua totalidade, do Estado de São Paulo. No que se refere às margens de comercialização, foi constatado que a parcela maior da margem fica com os varejistas, devido esses assumirem o risco de comercialização do produto. Foi observado também que os produtores não estão organizados, nem em associação e nem em cooperativas, o que os torna vulneráveis a concorrência. Foi constatado que o produto necessita de uma maior divulgação por parte das instituições públicas, o que contribuiria para crescimento da atividade. Através dos resultados aqui analisados, foi possível caracterizar uma parte da cadeia produtiva do crisântemo, no caso, os produtores, e verificar seus entraves. Porém, os aspectos sinalizados não são exauríveis. Outros trabalhos devem ser realizados para detalhar a cadeia produtiva sob o ponto de vista dos outros elos que compõem detectando obstáculos a serem vencidos.

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Publicado

2005-12-01