DETERMINANTES DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • Ionara Stéfani Viana de Oliveira
  • Magno Vamberto Batista da Silva
  • Liedje Bettizaide Oliveira de Siqueira

Resumo

O objetivo do trabalho é examinar os determinantes do desempenho acadêmico dos estudantes no vestibular da Universidade Federal da Paraíba, no ano de 2006. Analisam-se as características sócio-econômicas dos candidatos que determinam este desempenho. Para tanto, utilizam-se os dados dos questionários sócio-econômicos dos estudantes, disponíveis na Comissão Permanente do Concurso Vestibular da UFPB COPERVE. As estimações foram obtidas através de um modelo de regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO). Os resultados principais mostram que, em média, estudantes do sexo masculino apresentam melhores resultados do que os de sexo feminino, alunos que cursaram o ensino médio em escola pública têm desempenho pior se comparados aos que vieram de escola privada, alunos com pais mais escolarizados apresentam melhor desempenho, estudantes que não trabalham tendem a apresentar melhores resultados do que aqueles que trabalham. Os resultados também apontam que maiores níveis de renda familiar aumentam o desempenho escolar. Verificaram-se também disparidades elevadas entre os estudantes aprovados, a partir dos Centros de Ensino existentes na UFPB, principalmente no que tange a renda média familiar dos mesmos e as escolas de ensino médio que foram provenientes (particulares ou públicas).

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Publicado

2010-07-31