Desafios à educação ambiental a partir da percepção ambiental em uma instituição de ensino superior

Autores

Resumo

A Educação Ambiental representa um processo permanente de formação de valores sociais e éticos para relacionar-se com recursos naturais. Objetivou-se analisar a percepção ambiental de discentes e docentes de uma instituição de ensino superior. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, realizada através da análise quanti-qualitativa. Compuseram a amostra 115 discentes e 29 docentes. Os resultados indicaram que (89,7%) dos professores consideraram-se responsáveis diretos por algum dano ambiental. Quanto às atitudes voltadas ao enfrentamento da degradação ambiental, 36,2% dos alunos mostraram-se inativos. Sobre a importância da Educação Ambiental, (97,1%) dos docentes afirmaram que é necessária em todos os cursos de graduação. Quanto aos impactos ambientais ocasionados na saúde dos cidadãos, professores (69%) e alunos (67,8) consideram os problemas de ordem ambiental como possíveis precursores. Conclui-se que a percepção acerca da temática apresentou semelhança entre os docentes e discentes, nesse sentido observou-se também que as mazelas ambientais causam inquietações aos sujeitos da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Pereira Castro , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Promoção de Saúde. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação (USP), professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Gabriel Antônio Amaral da Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Administrador. Mestrando em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Vanessa Caroline Sousa, Faculdade Cidade de Coromandel (FCC)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC).

Downloads

Publicado

2022-01-29

Como Citar

PEREIRA CASTRO , D. .; ROGÉRIO VARGAS USTRA, S.; ANTÔNIO AMARAL DA SILVA, G. .; CAROLINE SOUSA, V. Desafios à educação ambiental a partir da percepção ambiental em uma instituição de ensino superior. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 4, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/60483. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais