Desafios à educação ambiental a partir da percepção ambiental em uma instituição de ensino superior
Resumo
A Educação Ambiental representa um processo permanente de formação de valores sociais e éticos para relacionar-se com recursos naturais. Objetivou-se analisar a percepção ambiental de discentes e docentes de uma instituição de ensino superior. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, realizada através da análise quanti-qualitativa. Compuseram a amostra 115 discentes e 29 docentes. Os resultados indicaram que (89,7%) dos professores consideraram-se responsáveis diretos por algum dano ambiental. Quanto às atitudes voltadas ao enfrentamento da degradação ambiental, 36,2% dos alunos mostraram-se inativos. Sobre a importância da Educação Ambiental, (97,1%) dos docentes afirmaram que é necessária em todos os cursos de graduação. Quanto aos impactos ambientais ocasionados na saúde dos cidadãos, professores (69%) e alunos (67,8) consideram os problemas de ordem ambiental como possíveis precursores. Conclui-se que a percepção acerca da temática apresentou semelhança entre os docentes e discentes, nesse sentido observou-se também que as mazelas ambientais causam inquietações aos sujeitos da pesquisa.