PENSAR O GÉNERO NA PUBLICIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS

Autores

  • Ana Reis Jorge Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS.Nova/UMinho)
  • Carla Cerqueira Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UMinho)
  • Sara I. Magalhães Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35627

Palavras-chave:

Publicidade. Género. Jovens. Portugal.

Resumo

Neste artigo discutem-se resultados do projeto PubliDiversidade . Após a realização de grupos focais com jovens universitárias/os da área de comunicação, analisaram-se as suas percepções relativamente à dimensão de género na publicidade, enfatizando também as estratégias de auto e hetero-regulação existentes. Concluiu-se pela escassez de perspetivas críticas e de rutura face a representações genderizadas em anúncios publicitários, subtraindo-as a imperativos sociais e de mercado, embora algumas/alguns participantes tenham apresentado discursos que remetem para alguma reflexividade. Neste sentido, o estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma literacia publicitária crítica, com previsível impacto na edificação de uma publicidade pautada pela igualdade de género.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

JORGE, A. R.; CERQUEIRA, C.; MAGALHÃES, S. I. PENSAR O GÉNERO NA PUBLICIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Gênero & Direito, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35627. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/article/view/35627. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Mídia, Gênero & Direitos Humanos