Uso da Geodiversidade em Unidades de Conservação: O caso do Parque Estadual da Pedra da Boca – PB

Autores

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumo

As áreas naturais protegidas são espaços legalmente instituídos com o objetivo de proteger o ambiente, seja do ponto de vista da preservação da geodiversidade e das belezas paisagísticas ou da utilização sustentada dos ecossistemas e seus recursos naturais. O Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB), localizado no município de Araruna (PB), é um complexo rochoso de composição granítica porfirítica, o qual recebe destaque pela singularidade das suas paisagens naturais, as quais estão diretamente relacionadas aos seus aspectos geológicos e geomorfológicos. A presente pesquisa tem objetivo identificar, analisar e mapear a geodiversidade do PEPB; visando subsídios para a prática do geoturismo e, consequentemente o estabelecimento de estratégias voltadas à geoconservação da região. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental pertinente ao tema, realização de trabalhos de campo, tabulação e análise dos dados. A geodiversidade do PEPB insere-se na província geológica da Borborema, situada na faixa oriental do Complexo Presidente Juscelino, com formações residuais que datam do Pré-Cambriano inferior, composta de uma sequencia gnáissica do Curimataú e migmatitos com intercalações de lentes de anfibolitos. Nesse contexto, é fundamental a geoconservação da geodiversidade local, composta pelas geoformas presente na área territorial da Unidade de Conservação e entorno, tais como a Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Letreiro, Pedra do Forno, Pedra do Coelho, entre outras. Conclui-se que a prática do geoturismo na Pedra da Boca pode contribuir para que os visitantes despertem o interesse pelo conhecimento e valorização dos aspectos geológicos e geomorfológicos da região, objetivos estes, que na maioria das vezes são secundários na prática do ecoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduado em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-16

Como Citar

Cavalcante, M. B. (2014). Uso da Geodiversidade em Unidades de Conservação: O caso do Parque Estadual da Pedra da Boca – PB. Revista Estudos Geoambientais, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/geo/article/view/18887