Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais
Palavras-chave:
Tecnologias assistivas, Arquitetura da Informação, Documento hipergeométrico, Leitura. Deficiência VisualResumo
Apresenta uma formulação teórica, e validação da teoria em um caso real, na qual é estabelecida uma proposta de arquitetura de informação para a reconstrução de documentos hipertextos em um novo tipo de documento que preserva as características do original e adiciona uma abordagem assistiva direcionada a deficientes visuais. A abordagem assistiva aqui proposta oferece uma experiência de navegabilidade que transcende a leitura sequencial hoje imposta aos deficientes visuais. A proposta é fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Teoria dos Grafos, e em especial em Multigrafos, o que resulta em um tipo de documento hipergeométrico navegável. Inclui discussões sobre a qualidade das páginas web de várias Instituições de Ensino Superior à luz dos critérios definidos pelo World Wide Web Consortium (W3C) para acessibilidade de documentos na WEB 2.0.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-30
Como Citar
Souza, O. de, & Tabosa, H. R. (2014). Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16366
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.