Manutenção de expertise: uma abordagem interdisciplinar baseada em aprendizado, conhecimento e memória organizacionais

Autores

  • Maurício Barcellos Almeida UFMG
  • Renata Maria Abrantes Baracho Porto UFMG

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Linguagem organizacional, Recuperação da informação, representação da informação.

Resumo

Atuando em ambientes cada vez mais competitivos, as organizações têm adotado a terceirização como alternativa para redução de custos. Tal processo, que envolve o repasse de atividades não essenciais a outras organizações, tornou-se uma prática comum. Entretanto, se adotada indiscriminadamente, a terceirização resulta em perda de expertise e em deficiência na produção de conhecimento pela organização. O presente artigo destaca a necessidade da adoção de práticas que mantenham a identidade da organização, a despeito da terceirização, como forma de garantir sua sobrevivência em longo prazo. A partir da ideia de que as organizações são capazes de aprender, produzir e reter conhecimento apresenta-se um panorama que abrange contribuições da psicologia, da sociologia e da administração. Conclui-se pela necessidade de criação de uma linguagem organizacional como forma de reter conhecimento na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Barcellos Almeida, UFMG

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Renata Maria Abrantes Baracho Porto, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Como Citar

Almeida, M. B., & Porto, R. M. A. B. (2014). Manutenção de expertise: uma abordagem interdisciplinar baseada em aprendizado, conhecimento e memória organizacionais. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 24(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/18528

Edição

Seção

Artigos de Revisão