Comunicação científica: reflexões sobre o conceito
Palavras-chave:
Comunicação científica, Conceito, Divulgação científica, Popularização Científica, Percepção pública da ciência, Compreensão pública da ciência, Educação científica, Alfabetização científicaResumo
Os conceitos de qualquer campo do conhecimento são fundamentais para o seu estudo e comunicação. Assim, propõe-se analisar os diferentes conceitos relacionados à comunicação científica. Percebe-se que comunicação científica aparece como termo genérico ao qual outros encontram-se subordinados. Seu campo semântico inclui a comunicação da informação gerada a partir dos métodos das ciências, tanto para os pares quanto para o público leigo. Ocorrências tais como difusão científica, divulgação científica, popularização da ciência, disseminação científica são termos específicos de comunicação científica, seus conceitos estão relacionados às atividades desenvolvidas por diferentes pessoas e instituições com o objetivo de levar a informação científica aos grupos sociais. Os termos percepção pública da ciência, compreensão pública da ciência, educação científica, alfabetização científica, citados com mais freqüência na literatura estrangeira, referem-se ao conjunto de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) a serem desenvolvidas nos indivíduos que integram o grupo para o qual a comunicação é dirigida. A natureza dos conceitos veiculados por esses termos são vistos e analisados a partir da definição de processo. O primeiro conjunto de termos identifica-se com o processo em si, um conjunto de atividades desenvolvidas para um determinado público. O segundo conjunto de termos identifica-se com os outcomes do processo, as mudanças comportamentais e desenvolvimento de competências nos receptores.Downloads
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Publicado
2015-12-28
Como Citar
Caribé, R. de C. do V. (2015). Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 89–104. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23109
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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