Dos ambientes informacionais às ecologias informacionais complexas

Autores

  • Henry Poncio Universidade Federal da Paraíba
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.

Resumo

A Arquitetura da Informação tem evoluído por meio das contribuições da área da Ciência da Informação. Refletir sobre a evolução do objeto de investigação da Arquitetura da Informação se faz necessário para compreender como este estrato do conhecimento se estabelece na história. Esta investigação pautou-se no seguinte questionamento: como o objeto de investigação da Arquitetura da Informação se modifica no transcurso histórico da AI? O presente trabalho é um ensaio teórico, uma trama histórico-conceitual que objetiva evidenciar as aproximações e as diferenças entre os ambientes informacionais e as ecologias informacionais complexas, enquanto objetos da Arquitetura da Informação. Os objetos ou fenômenos de investigação científica e de prática profissional na Arquitetura da Informação Pervasiva são as Ecologias Informacionais Complexas, compreendidas como sendo um conjunto de espaços, ambientes, canais, mídias, tecnologias e sujeitos com seus comportamentos, todos interligados e conectados de maneira holística pela informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henry Poncio, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela UNESP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade FEderal da Paraíba.

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG ). Membro Titular do Conselho Editorial de Periódicos da UNESP - CEPC. Membro Titular do Comissão Permanente de Educação a Distância da UNESP - CPEaD.

Downloads

Publicado

2016-12-08

Como Citar

Poncio, H., & Vidotti, S. A. B. G. (2016). Dos ambientes informacionais às ecologias informacionais complexas. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29438

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais