Percepções de pesquisadores brasileiros sobre o acesso aberto à literatura científica

Autores

  • Ariadne Chloe Mary Furnival UFSCar
  • Nelson Sebastian Silva-Jerez UNESP

Palavras-chave:

Acesso aberto, Pesquisadores, Opiniões, Publicação e comunicação científica,

Resumo

A pesquisa se propôs explorar como várias dimensões do acesso aberto à literatura científica são percebidas por pesquisadores brasileiros, identificando também seus hábitos de publicação, uso e citação de fontes em acesso aberto. A abordagem metodológica foi quantitativa, com aplicação de um questionário a 643 doutores permanentes distribuídos nas universidades brasileiras, oriundos de todos as áreas disciplinares. O questionário foi elaborado com auxílio da plataforma livre LimeSurvey, sendo composto por 29 questões fechadas. Foram recebidos questionários respondidos por pesquisadores oriundos de 31 Institutos de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa no Brasil. A estratificação por área mostrou uma distribuição relativamente equilibrada entre os campos de conhecimento, com a maior porcentagem sendo das Ciências da Saúde (21%), seguido pelas Ciências Exatas e da Terra (20,1%), e a menor porcentagem, de 1,1%, de Linguística, Letras e Artes. Os resultados apontaram que a grande maioria dos pesquisadores respondentes detém conhecimento sobre, e apoiam os princípios e algumas ações de acesso aberto, principalmente em relação à publicação de revistas acesso aberto, o que reflete também nos seus hábitos de uso e citação dessas fontes. Comparativamente, o conhecimento e uso de repositórios é menor, e parece haver uma certa confusão em relação ao status de copyright dos artigos arquivados em repositórios. Ficou evidente que os pesquisadores acreditam que somente os postprints deveriam ser disponibilizados em repositórios. O desconhecimento identificado acerca da compatibilidade entre a publicação em revistas “convencionais”, de assinatura e o arquivamento do mesmo artigo em repositórios em acesso aberto aponta a necessidade de maiores iniciativas informativas para esclarecer esses aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Chloe Mary Furnival, UFSCar

Doutora em Política Científica e Tecnológica pla Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Nelson Sebastian Silva-Jerez, UNESP

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Doutorando  no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Furnival, A. C. M., & Silva-Jerez, N. S. (2017). Percepções de pesquisadores brasileiros sobre o acesso aberto à literatura científica. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32667

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa