Modelos e critérios para avaliação da qualidade de fontes de informação: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Frederico Giffoni Dutra Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG http://orcid.org/0000-0002-8666-0354
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Fontes de informação, Qualidade da informação, Critérios para avaliação.

Resumo

O artigo relata os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre critérios utilizados para avaliação da qualidade de fontes de informação. Foi realizada pesquisa bibliográfica em três idiomas (português, espanhol e inglês) para se analisar a produção científica sobre conceitos relativos à fontes de informação e qualidade da informação, bem como os critérios utilizados para sua avaliação. Após pesquisa em artigos e demais publicações no período de 1974 a 2016, os resultados apontam a existência de 73 modelos. Foram também identificados os critérios mais frequentemente citados. Constatou-se a existência de 106 termos distintos, destacando-se os seguintes: precisão/acurácia das informações, atualização das informações, design/layout, confiabilidade e completude das informações, relevância/importância.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Giffoni Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor Tutor EAD do Centro Universitário UNA, Brasil.

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Administração de Empresas pela Columbia University, Estados Unidos. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Dutra, F. G., & Barbosa, R. R. (2017). Modelos e critérios para avaliação da qualidade de fontes de informação: uma revisão sistemática de literatura. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32676

Edição

Seção

Artigos de Revisão