Um olhar sobre a educação escolarizada de surdos à luz da competência em informação
Palavras-chave:
Competências em informação. Escolarização de surdos. Ensino público. Organizações aprendentesResumo
O presente artigo aborda a educação escolarizada de surdos à luz da competência em informação, tomando como referencia o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas surdas. Apresenta no marco teórico uma abordagem dos aspectos legais e pedagógicos do AEE, aqui tratado como lócus do Atendimento Educacional Especializado. Aborda, ainda, aspectos teóricos da competência em informação e de ações de informação. Tem como objetivo analisar o AEE na Escola Professora Adelina Almeida em Petrolina PE, na perspectiva do desenvolvimento de Competência em informação para inclusão social de alunos surdos. A investigação do objeto de estudo teve como método a pesquisa-ação, de natureza aplicada, numa abordagem qualitativa, cujos resultados evidenciam ações concretas voltadas para o desenvolvimento de competência em informação e propiciadoras de novas estratégias didáticas na condução do aprender sempre e em todas as dimensões da vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.