A representação do livro em braille em Catálogos em Linha de Acesso Público de bibliotecas

Autores

  • Felipe José Lêdo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Naira Christofoletti Silveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Catalogação, Representação Descritiva, Deficiência Visual, Livro em Braille

Resumo

Este artigo analisa como ocorre a representação, com foco na Representação Descritiva, do livro em braille em Catálogos em Linha de Acesso Público – OPACs de três bibliotecas brasileiras, tencionando trazer à tona reflexões e discussões que circunscrevem a representação enquanto fator imprescindível para que os usuários deficientes visuais possam acessar e compreender os registros bibliográficos de livros em braille disponíveis em uma biblioteca. Para tanto, recorreu-se às pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Na vertente empírica desta pesquisa, examinou-se os OPACs e os registros bibliográficos de livro em braille disponíveis em três bibliotecas brasileiras de caráter público, relacionando-os com os documentos normativos vigentes que norteiam a Representação Descritiva. Embora o foco da pesquisa tenha sido a Representação Descritiva, teceu-se uma breve crítica acerca da Representação Temática. Explicita os resultados da pesquisa, assim como arrola algumas recomendações para a confecção de OPACs e de registros bibliográficos mais responsivos aos usuários deficientes visuais.

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Biografia do Autor

Felipe José Lêdo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.  

Naira Christofoletti Silveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Lêdo, F. J., & Silveira, N. C. (2017). A representação do livro em braille em Catálogos em Linha de Acesso Público de bibliotecas. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/33314

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa