Breves apontamentos sobre um repositório digital biligue (Português-Libras): o caso do repositório digital Huet

Autores

  • Rodrigo Oliveira de Paiva Museu Paraense Emílio Goeldi / PPGCI-UFPA
  • Alegria Benchimol Museu Paraense Emílio Goeldi / PPGCI-UFPA
  • Tania Chalhub Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Cassia Cordeiro Furtado Universidade Federal do Maranhão / PPGCI-UFPA

Palavras-chave:

Surdo, Repositório digital Huet, Inclusão digital, Acessibilidade

Resumo

Considerando que atualmente vive-se em um contexto, no qual a internet aparece como uma das peças fundamentais para o acesso a informações, observa-se o caso dos repositórios como espaços em que usuários com características diversas podem acessar conteúdos de seus interesses, de modo sistematizado. Um desses usuários são os surdos, que serão tidos nesta investigação como personagens de estudo pertencentes a uma minoria linguística. Com isso, objetiva-se mostrar como um ambiente informacional digital pode ser projetado para atender aos surdos. Para tanto, procede-se a um estudo de caso com o Repositório digital Huet, tendo um enfoque bibliográfico e descritivo para compreender o funcionamento e estrutura deste ambiente, assim como questões teóricas relacionadas a ele, tais como, o surdo e repositórios digitais. Desse modo, observa-se que o repositório Huet é relevante para as análises em acessibilidade digital de surdos, apesar de algumas alterações e revisões em sua estrutura possam estar em curso, devido ao seu pouco tempo de implantação, principalmente, no que tange ao olhar bilíngue, à arquitetura do ambiente e às condições de acesso e uso com caráter digital inclusivo. Os resultados apontam que, o funcionamento deste repositório vai muito além de somente incluir os surdos por meio de suas vertentes sensoriais e linguísticas em ambientes digitais, mas sobretudo, possibilitam autonomia e experiências agradáveis para o encontro dos conteúdos que este tipo de público almejam/necessita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alegria Benchimol, Museu Paraense Emílio Goeldi / PPGCI-UFPA

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA).Trabalha no Museu Paraense Emílio Goeldi desde 2003 na área de Documentação, com ênfase em acervo científico. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Trabalho Museu, Patrimônio e Informação (GT9) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Professor Permanente do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI).

Tania Chalhub, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Pós-doutorado em Ciência da Informação no IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em 2011. Concluiu doutorado pela University of Minnesota (1995), o mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e graduação pela Universidade Federal Fluminense (1982). Professora Adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Núcleo de Educação Online (NEO).

Cassia Cordeiro Furtado, Universidade Federal do Maranhão / PPGCI-UFPA

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Líder do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia-LEDMID-UFMA/CNPq

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Paiva, R. O. de, Benchimol, A., Chalhub, T., & Furtado, C. C. (2019). Breves apontamentos sobre um repositório digital biligue (Português-Libras): o caso do repositório digital Huet. Informação &Amp; Sociedade, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/43999

Edição

Seção

Relatos de Experiência